Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

É pessoal, 2011 tá acabando. É hora de fazermos uma retrospectiva de (quase) tudo que aconteceu aqui no blog. Parece que foi a quase um ano que criei este blog (ainda lembra do primeiro post?). De lá pra cá muita coisa aconteceu. Tanta coisa que caberia num ano. Sei que durante este ano algumas postagens não tinham muito a ver com o que acontecia mundo afora, mas e daí?
No balanço, acho que foi bom. Contando com este, temos um total de 101 postagens. Não sei se isso é muito ou pouco para um ano, mas é o que temos. E só temos tanto assim graças ao Meme Literário de Um Mês, que aconteceu em outubro último. Foi o único mês em que eu postei todos os dias. Foi uma proeza impressionante. E também foi divertido.
Depois de livros, o assunto mais badalado aqui foi matemática: 19 posts sobre isso. Acho pouco, considerando que eu estudo para ser um matemático algum dia. Durante este ano eu divaguei sobre a essência da matemática, falei sobre um número mágico (que até hoje é o post mais lido) e sobre o pi. Houve também algumas reflexões sobre o infinito. E houve também uma vez em que eu entrevistei a mim mesmo.
Como não poderia deixar de ser, não faltaram posts misturando matemática e humor. Teve um com piadas, outro com citações e um vídeo engraçado. Postei também um enigma matemático de minha autoria (que por sinal ninguém resolveu ainda). Ah, também teve um poema matemático.
Por falar em poesias, estas também marcaram presença aqui. Teve duas do Vinícius de Morais (a primeira aqui e a segunda aqui), uma do Eduardo Geleano e uma do Ulisses Tavares. Ainda falando sobre leitura, teve uma vez em que eu expressei minha opinião sobre o fim do livro impresso. E teve uma (pra não dizer que não postei nenhuma) resenha.
Falamos também sobre música. Apresentei para você (se já não conhecia) as cantoras Melaine Fiona, Hope, Beulah Garside e Asa (que está no top 5 dos posts). 
Não poderia faltar humor neste blog. Aqui você ficou sabendo que a revolução cearense já está em curso e aprendeu a dar uma má notícia e a reconhecer um nerd. Leu algumas frases de efeito e depois releu. Viu que algumas pessoas perdem seu tempo fazendo perguntas sem noção no YR (com direito a bis). Compreendeu como a Matemática evoluiu e entendeu seu jargão técnico. E soube que não só no Brasil existem leis estranhas. Mas no Brasil existem lógicas estranhas.

É, caro leitor, realmente muita coisa aconteceu no final das contas. Próximo ano muitas outras acontecerão. Quem viver lerá. Para este ano que entra, ficam algumas promessas (que não necessariamente serão cumpridas): escrever mais, especialmente sobre matemática e resenhas de livros. E... E.... Bem, acho que só tinha essa mesmo, é bom mesmo não prometer muito.
Quero agradecer a presença dos (poucos) leitores que perderam algum tempo de sua vida lendo este blog. E em especial à Debbie que de vez em quando postava algum comentário. Obrigado pela atenção (prometo dar mais atenção ao seu blog também). E agradecer também aos leitores estrangeiros que marcaram sua presença aqui. I don’t know who are you guys, but thank you for your visit.
E se você ainda não viu este vídeo, veja agora. Fica com mensagem de fim de ano (estilo meio nerd, mas serve). E até 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário