Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Entrevista com um estudante de matemática


Ainda comemorando a semana da matemática, hoje postarei uma entrevista com um jovem estudante de matemática: eu mesmo. Sim, fiz uma entrevista comigo mesmo. O assunto? Não poderia ser outro que não matemática. Veja (digo, leia) os melhores momentos:

Renan: Ok, Renan, por que decidiu fazer matemática?
Renan: Por que sempre me interessei pelo assunto. Gostava de resolver problemas, desafios, um atrás do outro. Isso me fascinava e ainda me fascina até hoje. Daí, decidi que queria trabalhar com isso pelo resto da vida. Acho que fiz a escolha certa, pois não me arrependi até hoje.

R.: Quer dizer que você sempre quis ser matemático?
R.: Não exatamente. Eu sempre me gostei de ciência em geral. Adorava ler sobre descobertas científicas, aprender coisas novas, entender com o mundo funciona. Por isso sempre soube que trabalharia com algum tipo de ciência, ser pesquisador ou talvez mesmo ser professor. Pensei em ser físico, e até mesmo trabalhar com computação. Mas no segundo ano, já tinha certeza: era a matemática.

R.: Você disse que a matemática o fascina. O que exatamente a matemática tem de fascinante?
R.: Tudo! A matemática simplesmente permite você entender a natureza de uma maneira que jamais seria possível sem ela. Ela é a linguagem que temos para descrever o mundo em que vivemos. Veja, a matemática é uma criação do gênio humano e é simplesmente incrível como isso está diretamente relacionado com o universo físico. A se relaciona de maneiras às vezes surpreendentes, criando conexões inesperadas.

R.: Você poderia dar um exemplo?
R.: Claro, a sequência de Fibonacci, que aparece em vários ramos da matemática aplicada, desde economia até estudo de furacões.

R.: Então a matemática é interessante apenas por que tem aplicações no mundo real?
R.: Claro que não! É fato que a maioria das pessoas está interessada apenas nas aplicações, mas a matemática não é só isso. A matemática é uma das mais belas criações da mente humana e é bela e elegante. Quer dizer, existem coisas na matemática pura que são interessantes por si só. Os matemáticos estudam essas coisas simplesmente por que gostam, e não necessariamente porque vão ter alguma aplicação imediata no mundo real.

R.: Mas você tem mais interesse em matemática aplicada ou pura?
R.: Em matemática pura. Não que eu despreze matemática aplicada. Ela é útil para nós, sem ela não existiria o mundo tecnológico de hoje. Mas matemática pura é mais legal. Além disso, muitos resultados que antes eram considerados matemática pura no final acabaram tendo alguma aplicação.

R.: Você gostaria de dizer algumas palavras finais.
R.: Sim. Gostaria de dizer ao leitor amante da matemática que esse é um campo muito bom para se trabalhar. É difícil, eu admito, mas vale a pena. Quando você estuda matemática, sua mente abre portas para outro mundo. Acho que era isso que Platão chamava de mundo da idéias. Ah, e não perca amanhã o último post dessa sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário