Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O homem que ensinava matemática


Hoje são 6 de maio. Para alguns pode ser apenas um dia como qualquer outro. Para os matemáticos brasileiros hoje é (ou deveria ser) dia de comemoração. Desde 2004 foi estabelecido que 6 de maio é o Dia Nacional do Matemático. Modéstia parte, nós merecemos. Mas por que hoje?
Bem, porque 6 de maio é o aniversário de um dos mais conhecidos matemáticos brasileiros: Júlio César de Melo e Sousa. Não conhece? Talvez você o conheca por outro nome: Malba Tahan. Também não conhece? Bem, deveria conhecer. Afinal de contas, quem foi este cara?
Em resumo, foi um matemático e escritor carioca. Nasceu a 6 de maio de 1895 e faleceu a 18 de junho 1974, em Recife. Porém, mais que um simples matemático, Júlio César foi um árduo divulgador dessa maravilhosa ciência. E ele fez isso escrevendo excelentes livros. É ele, por exemplo, o autor do clássico “O homem que calculava”. E seus livros são sucesso não só aqui no Brasil como lá fora.
Ele ficou famoso por divulgar problemas de recreação matemática. Matemática recreativa é a parte da matemática que trata de problemas cujo propósito é apenas divertir. Isso envolve jogos, como quebra-cabeças, e enigmas. Há muitos desses no livro “A matemática divertida de curiosa”, também de Malba Tahan.
Mas, de onde surgiu esse nome Malba Tahan? Na verdade, não é nome, é pseudônimo. Foi um personagem que o professor Júlio César criou e o qual usa para assinar alguns de seus livros. A confusão é tanta que alguns acham que são a mesma pessoa. Mas o fato é que Malba Tahan tem até biografia.
Seu nome completo é Ali Yezid Izz-Eddin Ibn Salim Hank Malba Tahan. Nasceu em Muzalit, aldeia próxima à Meca a 6 de maio de 1885. Fez seus estudos no Cairo e Istambul. Esteve na China, Índia, Japão e Rússia, onde aprendeu os costumes e lendas locais. Também esteve aqui no Brasil, aproveitando o sol. Morreu em 1921, lutando na Arábia Central.
Malba Tahan, ( Júlio César, para os íntimos)

Bem, seja como Júlio César, seja como Malba Tahan, o fato é que este sujeito contribuiu muito na divulgação da matemática no Brasil. Ele ajudou a desmistificá-la e torná-la mais prazerosa. Merece, portanto, a nossa homenagem. E aqui encerra-se a série de posts da semana da matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário