Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Os demônios que nos assombram e o dragão invisível


Muito bem, hoje vou revelar meu lado (um pouco) cético.
Hoje é sexta-feira treze. A primeira e única desse ano. A cultura popular diz que esse dia é azarento. Tudo isso porque acreditam que o número 13 tem alguma urucubaca. Soma-se a isso o fato que a última ceia ocorreu numa sexta-feira e que havia treze pessoas no mesa. Também já li algo sobre uma lenda nórdica na qual ocorre um banquete com treze pessoas, mas não me lembro os detalhes.
Se formos parar para pensar, o que não falta é crendice popular sobre sorte e azar. Trevo de quatro folhas, pé de coelho, fechadura, cruzar com gato preto, passar por debaixo de escada, número treze, número sete e tantas outras que não me recordo agora, mas que devem existir.
E não é apenas isso. Existe crendice popular sobre todo. Se o gato roubar o cordão umbilical do bebê, este se tornará mau caráter quando adulto. Comer manga com leite faz mal. Pessoa que fica debaixo da mesa não cresce. A lua influencia o crescimento do cabelo depois de cortado. Por falar em astros, estes influenciam nossas vidas. Depois do arco-íris existe um pote de ouro. Faz-me rir.
Já faz tempo que deixei de acreditar nessas coisas. Por que muitos insistem em acreditar nessas coisas? É certo que desde tempos antigos o homem cria lendas e histórias para explicar a natureza. Isso é fato, fruto da curiosidade humana o do grande poder do nosso cérebro. Precisávamos entender a natureza e, enquanto não inventávamos a ciência, a mitologia era o melhor que tínhamos.
Mas então surgiu a ciência, para iluminar as trevas que obscureciam nossas mentes. E então tivemos o real entendimento do mundo e do universo. Mitologia não era mais necessária para explicar as coisas. Não estou dizendo que mitos são coisas inúteis. Eu mesmo gosto de histórias mitológicas e lendárias. Mas são apenas para diversão. Eu não acredito nelas. E, devo admitir, ainda existem perguntas para as quais a ciência não tem uma resposta. Ainda.
Mas o que quero dizer é, porque num mundo científico e tecnológico de hoje, onde quase tudo tem uma explicação racional, as pessoas ainda acreditam piamente em coisas como as que citei no início? Não faz sentido. E não tenho uma resposta para isso.
Parece que a vela da ciência ainda não iluminou completamente as trevas onde se escondem os demônios que assombram esse mundo. E as pessoas ainda acreditam que o dragão está lá na garagem. O mínimo que posso fazer é desejar uma boa sexta-feira treze para todos. E até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário