Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Rima rica e rima pobre


Hoje resolvi falar um pouco sobre poesia. Não, não vou escrever aqui uma poesia minha. Vou apenas explicar a diferença entre rima rica e rima pobre. Não sabe a diferença? Então veja:

Uma rima é pobre quando você rima duas palavras de mesma classe gramatical (substantivo, verbo, adjetivo, etc). Por exemplo, nos versos de Drummond:

“Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.”

(Trecho de “Poema de sete faces”)

Temos dois exemplo de rima pobre. Uma quando rima “mundo” com “Raimundo” (dois substantivos) e outra quando rima “solução” com “coração” (também dois substantivos).
Agora, uma rima é rica quando você rima duas palavras de classes gramaticais diferentes. Por exemplo, nestes versos de autoria do prof. Edivaldo (meu ex-professor de Literatura):

“Meu amor me abandonou
Pensando que eu choraria
Não choro nem por pai e mãe
Vou chorar por porcaria”

Eu sei, é tosco, mas quando se rima “choraria” com “porcaria” tem-se um exemplo de rima rica.
Agora alguns versos sem rima. Estes são de autoria do prof. Paulo Sérgio (meu ex-professor de Português):

“Batatinha quando nasce
Se esparrama pelo chão
Se você me ama
Por que roubou meu patinete?”

Comentário final: acho que não tenho o que escrever e fico postando estas besteiras. É a vida. Viva a cultura inútil.


7 comentários:

  1. Já que ninguém comentou essa "bobagem" que eu achei importante eu vou comentar com um exemplo fantástico de rimas ricas:

    OUVIR ESTRELAS
    Olavo Bilac

    "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
    Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
    Que, para ouvi-las, muita vez desperto
    E abro as janelas, pálido de espanto...
    E conversamos toda a noite, enquanto
    A via-láctea, como um pálio aberto,
    Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
    Inda as procuro pelo céu deserto.
    Direis agora: "Tresloucado amigo!
    Que conversas com elas? Que sentido
    Tem o que dizem, quando estão contigo?"
    E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
    Pois só quem ama pode ter ouvido
    Capaz de ouvir e de entender estrelas."

    Poesias, Via-Láctea, 1888.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Claudio, um belo exemplo de rima rica.
      Apenas por questão de curiosidade, esta é a postagem com maior número de visualizações deste blog, e nunca antes alguém tinha comentado ele.

      Excluir
  2. quero uma musica com rimas ricas e rimas pobres as rimas ricas e rimas pobres destacadas em cores diferentes! Esse trabalho vale 3 pontos me ajudem por favor!!!

    ResponderExcluir
  3. VA ESTUDAR RAPAZ
    A VIDA VALE PELO QUE SE DÁ

    ResponderExcluir
  4. VA ESTUDAR RAPAZ
    A VIDA VALE PELO QUE SE DÁ

    ResponderExcluir
  5. você esta salvando minha atividade de português durante a epidemia de corona vírus(COVID-19), então, muito obrigada :) <3

    ResponderExcluir