Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 22 de maio de 2011

Eu vou derivar


Novo post sobre matemática. Na verdade, um post com um vídeo tosco. Não sei se você sabe (ou não quer admitir), mas matemática é uma ferramenta importantíssima para resolver problemas. Pode não parecer, mas é verdade. Sem ela, nosso admirável mundo tecnológico não existiria.
Posso dizer, sem medo de falar besteira, que um dos fatores que mais contribuíram para isso foi a intenção do cálculo diferencial e integral. Não sabe o que é isso? Sem stress. Cálculo é uma ferramenta matemática criado por Isaac Newton e Gottfried Leibniz. Trata basicamente (mas não apenas) de problemas envolvendo variação de funções.
Na verdade, mais que apenas uma ferramenta. A criação do cálculo permitiu que as ciências de modo geral se desenvolvessem de uma maneira nunca antes vista. Praticamente nada do mundo do hoje existiria sem isso (talvez haja um pouco de exagero nesta frase, mas quem se importa?). Por isso costumo dividir a história da humanidade em duas partes: A.C. e D.C. Isto é, antes do cálculo e depois do cálculo.
Talvez você esteja achando este post uma chatice. Não lhe culpo por isso, mas se este for o caso, apenas assista ao vídeo abaixo. Pode não mudar sua opinião sobre cálculo ou matemática, mas... Ah, quer saber, apenas assista. Antes isso que ver doidos fanáticos querendo adivinhar quando o mundo vai acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário