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sábado, 15 de janeiro de 2011

pensando sobre Matemática

Este é o primeiro post sobre matemática e a primeira coisa seria natural (ou não!) perguntar é: “o que é Matemática”? Muitos talvez respondam: “é a disciplina chata que deixa a maioria dos alunos de recuperação”. Apesar de ter um pouco (?) de verdade, a frase acima não é exatamente uma definição. E na verdade, acho que não é possível dar uma definição realmente precisa de que seja matemática, dada a vastidão de assuntos que esta estuda.

Antes se dizia, de maneira muito imprecisa e incompleta, que Matemática é a ciência que estuda os números e as formas. Considerando-se o contato que a maioria de nós tem com esta ciência, esta definição é bem razoável. Afinal, desde pequenos somos apresentados de maneira intuitiva a esta entidades, os “números” e as “formas geométricas”, aprendemos a usá-las à nossa disposição, efetuamos operações com elas, resolvemos equações, com eles efetuamos cálculos, mensuramos grandezas. Em fim, fazemos algo que podemos chamar de “Matemática”.

Mas não é só isso. A Matemática é muito mais do que é ensinado (de maneira quase sempre errada, diga-se de passagem) nas escolas. Não é apenas um “estudo dos números e formas”. Esta é a apenas primeira parte com a qual tomamos contato, e que por isso mesmo é muito importante para despertar o interesse do estudante pelo assunto.

E o que é afinal a Matemática, além é claro, de um estudo dos números e formas? Bem, acho que essa é uma pergunta difícil, que pode até não ter uma resposta precisa, mas acredito que estamos no caminho certo. Acho que um dos objetivos desta ciência é estudar padrões ou estruturas abstratas com certos padrões.

Por exemplo, os números naturais. O que são os números naturais? Talvez seja difícil de dizer, pois os números naturais simplesmente não existem! Não são seres concretos com existência própria. São seres abstratos que existem apenas na nossa cabeça. Você pode até ver alguma coisa em forma de “5” por aí, mas nunca vai ver o número 5. Os números naturais são um fruto da nossa imaginação e poder de criação.

Por que então criamos os números naturais. A resposta é bem conhecida: para contarmos. Os primeiros humanos precisavam de algum sistema que “medissem” o tamanho de conjuntos, por assim dizer. Precisavam saber, por exemplo, se todas as ovelhas que saíram para pastar pela manha retornaram à tarde. Em fim, eles precisavam encontrar um padrão, algo que pudessem usar comparar o conjunto das ovelhas que saíram para pastar pela manha e o conjunto das ovelhas que retornaram à tarde. Tal padrão era o número de ovelhas.

E assim nasceram os números naturais, que são padrões que usamos para comparar “o tamanho” dos conjuntos (o termo técnico, matemático, seria “cardinalidade do conjunto”, mas quem se importa?). E, a partir daí, nasceu a Aritmética, parte da Matemática que se preocupa em estudar propriedades dos números naturais (ou seja, preocupa-se com a estrutura própria do conjunto dos números naturais).

Claro que a Matemática não é apenas isso. É muito mais. Vou ficar por aqui hoje. Depois eu falo mais sobre o maravilhoso e vasto mundo da Matemática.

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