Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

O fim do livro impresso?

Se você leu a post sobre o lixo em forma de papel, deve lembrar-se da solução encontrada por minha professora para não tirar mais xérox de papel informativo: basta enviar-lo por e-mail para os alunos. Esse é um sinal de como a tecnologia anda invadindo nossas vidas. Em especial, anda mudando nossa maneira de encarar uma das mais prazerosas atividades: a leitura.
Antes dessa era altamente tecnológica, em que não existia internet, computador, celular e coisas do gênero (quando foi isso mesmo?) basicamente só se usava papel. Se quiséssemos ler deveríamos encontrar um livro, jornal ou revista. Estavam lá, todas as letras impressas numa camada de papel esperando serem lidas por algum leitor ávido. O livro impresso reinava absoluto.
Mas as coisas mudam. Hoje podemos encontrar a palavra escrita não somente em livros, revistas e jornais. Essas são formas arcaicas. A moda hoje é ler a versão on-line dos principais periódicos, acessar blogs (tipo agora mesmo), ler e-books, ou mesmo baixar um pdf e ler no próprio PC. O papel impresso não mais monopoliza a indústria da leitura.
Alguns dizem que esse é o futuro. Daqui a alguns anos talvez não existam mais papéis. Teremos toda a informação que precisamos a um clique do mouse ou a um toque do dedo. Leitores de e-book digitais estão se tornando populares. Já existem vários títulos disponíveis.
Eis o livro do futuro (ou será do presente?)


Se estou feliz com isso? Nem tanto. Abolir o uso do papel é uma solução parcial para o problema do lixo urbano. Mas imaginar o fim dos livros impressos não é tão legal. Eu não gostaria de abrir mão de um bom livro impresso. É completamente diferente ler num computador. Não dá o mesmo prazer que pegar um livro, folheá-lo, sentir as folhas em seus dedos.
Mas enfim, é a vida. Ou melhor, é a tecnologia. Podemos estar presenciando o fim dos livros como conhecemos. Por enquanto, os arcaicos livros de papel sobrevivem nessa selva de chips. Já o futuro é incerto. Quem viver lerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário