Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Nova proposta para educação

Alguma vez, caro leitor, já parou para pensar no sistema educacional brasileiro? Se já, talvez tenha chegado à conclusão de que este apresenta muitas falhas e que muito provavelmente isso seja um dos motivos para alguns problemas que enfrentamos. Como todos já devem ter cansado de ouvir, educação é uma das bases para, digamos assim, uma sociedade ideal.
Mas não quero aqui encher o saco do leitor (não por enquanto) falando de todas as falhas que nosso pobre sistema tem. Quero hoje chamar a atenção para um detalhe na estrutura curricular. Você com certeza já deve ter notado esse fato óbvio: para passar de ano precisamos ser aprovados em todas as disciplinas.
Esta pode não parecer a mais brilhante das descobertas, mas vale a pena refletir um pouco sobre isso. Imagine só você ser aprovado em quase todas as disciplinas e não passar de ano só porque reprovou uma. Situação chata, não? É claro, é um cenário não muito realista, visto que o colégio (pelo menos eu acho) provavelmente não permitiria que tal tragédia se abatesse sobre o pobre aluno e daria uma “forcinha”.
Considere ainda a situação mais realista que é o fato de que muitas vezes o aluno não gosta do assunto e só estuda porque é sua obrigação. Isso sem falar que dependendo do que o sujeito decida fazer da vida, muitos assuntos estudados não servirão para muita coisa. Só para ilustrar, o que eu, como um matemático, ganho sabendo como o império romano foi tomado pelos bárbaros? Ou então, que influência teve na vida do meu professor de história saber calcular raízes de números complexos usando a fórmula de DeMoivre? Ou será que o gerente de uma loja foi contratado porque sabia todas as fases da meiose?
Não estou defendendo aqui temos que acabar com a atual modelo de currículo escolar. Muito menos acho que uma pessoa deva ter cultura limitada. Longe disso, acredito que todos devemos saber um pouco de cada assunto, e a escola é o local ideal (ou deveria ser) para se conseguir tal cultura.
O que defendo é que o currículo do ensino médio seja voltado pensando no futuro profissional de seus alunos. Seria mais menos assim, haveria um currículo básico padrão com disciplinas semestrais que todos deveria cursar. E as disciplinas seriam independentes, isto é, você não repetiria o semestre só porque reprovou Álgebra 1, por exemplo. Você segue adiante e depois refaz a disciplina, similarmente ao que ocorre em universidades.
Haveria também disciplinas mais específicas para quem tem interesse no assunto (tipo Números Complexos para os que gostam de matemática) e outras mais técnicas para quem pretende seguir uma profissão específica (tipo Desenho Técnico). O ideal seria que o estudo fosse em tempo integral. Os alunos estudaria num turno e no outro fariam um curso técnico ou fariam disciplinas específicas, conforme o caso. Ah claro, você não precisa se preocupar se reprovar a disciplina, depois recupera...
Já existem projetos similares, mas não exatamente iguais, aí pelo Brasil. Aqui mesmo no Ceará temos as Escolas Profissionalizantes, onde a coisa acontece mais ou mesmo com descrevi no último parágrafo. Mas tai uma idéia que acho que deve ser pensada com mais carinho. Já ouvi de muita gente que o ensino médio não prepara o aluno para o futuro, apenas joga conteúdos para estes assimilarem. O que descrevi acima pode não ser a melhor solução para isso, mas com certeza é bem melhor em termos práticos.

3 comentários:

  1. Concordo com vcs mestre Renan!!!!

    fiz meu blog olha depois:
    http://pessoasdodiscurso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Renan,

    gostei da sua opinião, isso não quer dizer que eu concorde com você, pelos menos em princípio. Gostaria de saber o que você incluiria como conteúdo de um currículo básico (padrão) do ensino médio. Hoje o que temos de currículo básico está no ensino fundamental. O que compõe o ensino médio (em grande parte) são conteúdos mais específicos. Sobre ensino profissionalizante, acho que é uma boa idéia. Contudo, a a idéia do tempo integral deve ser implementada somente no caso de mudanças significativas na estrutura de ensino, pois para ficar mais tempo na escola aprendendo o que hoje é ensinado lá, acho melhor diminuir o a carga horária!!!!

    ResponderExcluir
  3. Prof. Alexandre,
    Primeiro, obrigado pela visita ao meu humilde blog. Sobre sua pergunta, ainda não sei o que poderia ser incluso no currículo básico do ensino médio. Não pensei ainda muito a fundo sobre o tema, mas acredito que isso deve ser pensado e debatido por educadores e interessados na educação. Vou refletir melhor sobre a pergunta e talvez responda num outro post. Já seu comentário final sobre a carga horária, acho pertinente e concordo plenamente.

    ResponderExcluir