Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 25 de dezembro de 2011

O Natal e as Saturnálias


Na última vez que estive aqui, fiquei devendo explicar por que comemoramos o Natal em Dezembro. Essa é uma história um pouco longa, então comecemos do começo.
E no início os humanos habitavam a Terra e viviam um período de paz e harmonia. Tudo era mil maravilhas, graças ao seu governante, Saturno que trouxe abundância e prosperidade para os homens. Tal período ficou conhecido com a “Era de Ouro”. Mas um dia isso acabou e a humanidade caiu em desgraça.
Bem, depois deste momento mitologia greco-romana, vamos aos fatos. E o fato é que existiam festas romanas conhecidas com Saturnálias. Estas eram festivais que aconteciam todo anos em homenagem ao deus Saturno (ou Cronos, caso prefira a mitologia grega). E ocorriam (vejam só!) em Dezembro, no solstício de inverso. Tinham início no dia 17 e terminavam no dia 23.
Durante este período ocorriam grandes banquetes e eram feitas trocas de presentes (isso me é familiar). Até mesmos os escravos tinha sua liberdade de volta, provisoriamente. Havia comemorações pelo fim do ano agrário, religioso e civil e pelo inicio do ano novo, enchendo os romanos de esperanças e expectativas quando as próximas colheitas e o ano que começava. Ah, claro, também relembravam saudosamente a “Era de Ouro” de outrora. (isso te lembra alguma coisa?)
E assim foi durante muito tempo. Até que, vindos do Extremo Oriente, certas pessoas começaram a pregar a crença num certo Jesus e no deus do qual ele seria filho. Só através dele encontraríamos a salvação e viveríamos numa terra onde reinaria a paz e a harmonia. Seria uma nova “Era de Ouro”.
Muito bonito, mas os romanos não estavam dispostos a mudar suas crenças assim de uma hora para outra. E começaram a perseguir os cristãos. Até que finalmente os romanos adotaram o cristianismo com religião oficial. Não sem antes darem sua própria contribuição. E hoje todo cristão comemora a Saturnália, mas o conhece por outro nome: Natal.
O fato é que os cristãos teriam absorvido as Saturnálias numa tentativa de tornar suas crenças mais aceitáveis aos romanos e ganhar o apóio das massas. Aí, alguém teve a idéia de dizer que Jesus nasceu em Dezembro e que precisaríamos comemorar seu nascimento. E então essa comemoração acabou absorvendo as Saturnálias, mas muitas das antigas tradições romanas continuam firmes e fortes até os dias de hoje.

P.S.: Leia um pouco mais sobre isso aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário