Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Jesus não nasceu em Dezembro.


Estamos quase no Natal. Todo ano, nesta mesma época, vê pessoas (bem intencionadas, diga-se de passagem) reclamarem que muita gente ainda esquecendo o verdadeiro significado do Natal. Transformaram a data num ato de consumismo, esqueceram Jesus, etc, etc, etc. Não, caro leitor, não quero me juntar a tal coro (embora concorde com ele). Quero hoje lhe dizer que se você comemora o nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro, então você está cometendo um engano.
Isso mesmo que você leu. Jesus definitivamente não nasceu em Dezembro. É mais provável que ele tenha nascido em Outubro. E as provas estão na Bíblia. Senão, vejamos.
No calendário judaico, o mês quisleu corresponde aos meses de Novembro/Dezembro em nosso calendário e é um mês frio e chuvoso. O mês seguinte, tebete (Dezembro/Janeiro) era o mês mais frio do ano, inclusive com ocorrência de geadas. Isso é fato, e é confirmado pelos escritores bíblico Esdras e Jeremias (cf. Esdras 10: 9,13 e Jeremias 36: 22).
Assim, os pastores não costumavam ficar ao ar livre à noite com seus rebanhos. Entretanto, A Bíblia diz que na noite de nascimento de Jesus, os pastores estavam cuidando das ovelhas (cf. Lucas 2:8-12). Então definitivamente, Jesus não nasceu em Dezembro.
Quando ele nasceu então? Bem, segundo o Novo Testamento, Jesus tinha 33 anos e 6 meses quando morreu (Lucas 3:23). Todos nós sabemos que ele morreu na Páscoa, e esta é comemorada em Abril. Seis meses antes é exatamente Outubro.
Portanto, no Natal pode-se comemorar qualquer coisa, exceto o nascimento de Jesus. Porque então comemoramos seu nascimento nesta data? Esta pergunta eu (tentarei) responder no próximo post. Aguarde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário