Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Um número chamado pi


Era uma vez um número. Mas não um número qualquer. Era um número que curiosamente parecia estar em todos os lugares. Na roda de sua bicicleta, no volume da do nosso planeta, nas fórmulas da física (que, em última instância, descrevem o mundo em que vivemos). De tão especial que era este número, resolveram lhe dar um nome. E ele passou a se chamar pi.
No começo ninguém ligava para o pi. Era apenas um entre os vários (de fato, infinitos) número que existem. Mas então, não se sabe quem (nem quando ou como) notou algo curioso. O sujeito percebeu que se dividíssemos o comprimento de uma circunferência pelo seu diâmetro, encontraríamos sempre o mesmo valor, aproximadamente 3,14. Eis a primeira aparição do pi.
Como o ser humano, e em especial os matemáticos, parecem ter um frisson por padrões, não tardou para que pi se tornasse uma celebridade no mundo matemático. Todos queriam entender por que aquela razão sempre dava o mesmo valor. Todos queriam entender o pi. Todos queriam calcular o pi. Desde os antigos egípcios até as mais brilhantes mentes da antiguidade, como Arquimedes, passando pelos chineses, hindus e árabes.
Chagamos aos tempos modernos e já conseguiram calcular o valor de pi como várias casas decimais. Na verdade, já se conhece mais de um trilhão de algarismos do pi. Mas por mais que tentemos jamais conheceremos totalmente o misterioso pi, pois pi é irracional.
Os matemáticos já vinham desconfiando que pi era irracional desde a antiguidade. Afinal, por mais que tentasse nunca conseguiam calcular um valor exato para ele. Isso só aumentava o fascínio pelo pi. Só em tempos recentes (mais precisamente no século XVIII) provou-se finalmente que pi não era racional.
Agora os matemáticos estão encarando outra questão, ainda mais intrigante, sobre o pi. Eles estão desconfiando que pi é um número normal. Isso quer dizer que qualquer sequência de números que você imaginar vai aparecer na expansão decimal do pi. Massa, não? Pois é, o pi está sempre surpreendendo. Mas por enquanto isso é apenas uma conjectura.
Mas por que estou falando sobre isso. Bem, se você não sabe, hoje é dia do pi (14 de 03, sacou?). É um dia para lembrarmos o quanto pi é importante e o quanto a matemática é bela, elegante e fascinante. Happy pi day!
Would you like a piece?

Nenhum comentário:

Postar um comentário