Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sábado, 12 de março de 2011

Brasil não é top 100. E agora?


Foi divulgado nesta quinta-feira o ranking das melhores universidades do mundo. A lista, elaborada Times Higher Education (THE), mede a reputação das instituições. O negócio funcionou assim: o THE convidou 13.388 pesquisadores altamente gabaritados de 131 países. Daí, foi dada uma lista com mais de seis mil universidades e pediu-se que os caras apontassem até dez como as melhores em sua opinião.
Não é nenhuma surpresa que países desenvolvidos tenham liderado o ranking. A Universidade de Harvard aparece um primeiro lugar, com aprovação 100% (!!). Em seguida vem o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e Cambridge, com 85% e 80,7% de aprovação, respectivamente. Veja a lista completa dos 100 primeiros aqui.
Harvard University

E o Brasil cadê? Para a nossa vergonha e humilhação internacional, nenhuma universidade brasileira aparece na lista dos top 100. A primeira a aparecer é a Universidade de São Paulo (USP) na (dá até pena de dizer isso...) 232ª posição. Aparentemente, foi a única da América do Sul que aparece na lista, quase como uma consolação.
Para piorar nossa imagem, o Brasil é o único país do BRIC que não tem nenhuma universidade no top 100. Vários países emergentes com Coréia do Sul, Taiwan, Singapura e Austrália figuram na lista. E o Brasil sem nenhuma.
Que conclusão podemos tirar disto? Parece óbvio que a situação da educação brasileira não anda boa e de fato não é. Mais o ponto não é exatamente esse. O que o ranking mede é como os pesquisadores internacionais vêem as universidades no cenário mundial. O que precisamos então são mais investimentos em pesquisas, o que infelizmente, parece não figurar nas prioridades dos nossos governantes.
Mas se quisermos um dia ser primeiro mundo, como diziam os antigos, o caminho passa pela educação e pelo investimento em nossas instituições superiores. Não basta crescer na economia. Só para lembrar, a parte social também entra na jogada.
Mas porque eu tô falando isso? Todo mundo já sabe dessas coisas, já foi dito milhares de vezes por várias pessoas, de especialistas em educação a curiosos que postam em blogs. Então que falta pro Brasil acordar? Não sei. Mas é melhor descobrirmos logo antes que o mundo esqueça que um dia fomos alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário