Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 20 de março de 2011

Quando a Matemática encontra a Música (ou vice-versa)


Se você leu este blog na última semana deve saber que a 14 de março é o dia do pi. Não soube. Não faz mal, fica sabendo agora. É claro que não vou falar de novo sobre o assunto. É que pesquisando na internet achei este vídeo fantástico:





Na verdade, o vídeo que queria mostrar era outro, mas parece que foi tirado do ar. Consegui achar esta versão somente como áudio. Para resumir a história, a cara pegou a expansão decimal do pi até a 32ª casa decimal e transformou os algarismos em notas musicais. O resultado foi o que você ouviu.
Isso prova que matemática também é música. Como já sabíamos que música é matemática, então as duas são equivalentes (hehehe, desculpa não resisti, tive que colocar esta piada besta). Brincadeiras à parte, a relação da Matemática com a Música é algo conhecido desde os tempos antigos, remota à Antiga Grécia.
Pitágoras foi quem descreveu a relação e criou uma escala musical (presumo eu que a primeira da história). Para que dois sons distintos tocados juntos resultem num som agradável de ouvir eles devem manter certa relação matemática. Mais precisamente, a razão entre suas frequências fundamentais deve ser inteira ou fração simples.
Não vou escrever muito sobre isso, pois não sou especialista no assunto e corro o risco de falar alguma besteira. Mas é interessante saber o quanto esta bela ciência chamada Matemática está presente em nossas vidas. Especialmente em algo tão agradável quanto a Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário