Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 6 de março de 2011

Insishts durante o processo criativo ...


Ok, tenho um problema aqui. Simplesmente não sei o que escrever. Sério. Sentei na frente do computador e pretendia escrever alguma coisa sobre o carnaval, ou qualquer outro tema que viesse à cabeça na hora. E não consigo pensar em como começar a escrever. Opa, vejam só, já estou escrevendo!
É pessoal, o processo criativo é assim mesmo. Às vezes você fica parado, pensando, refletindo e não vem nada. E de repente, não mais que de repente, tem-se um insight, uma iluminação. A idéia surge vibrante, viva, às vezes ofuscante. Deve ter sido isso que aconteceu agora. Acho que vou continuar falando sobre isso.
Mas o que eu falo agora? Não faço a mínima idéia. É, como se pode vê, ter a idéia não é tudo. Algumas vezes você não tem a menor idéia do que fazer com ela. A lâmpada acende acima de sua cabeça e você não consegue usá-la para iluminar a escuridão em volta. Não basta ter o primeiro clique, é preciso parar, respirar, pensar um pouco sobre assunto, amadurecer e organizar os pensamentos.
Acho que é assim que funciona a cabeça dos grandes gênios. Não quero dizer com isso que sou um deles, embora gostaria de ser. Mas não são eles que se elegem gênios e sim as outras pessoas que os consideram assim.
Mas como um estudante de matemática que já resolveu diversas questões que no início pareciam impossíveis e que foram vencidas por uma idéia quase caída dos céus, acredito que sei como é isso. É preciso passar (muito) tempo com a coisa mentalizada na cabeça até ter-se a inspiração divina. Só não vou dizer que chegamos ao nirvana porque isso é um privilégio que só Buda teve.
E quando a gente finalmente consegue, quando a idéia flui naturalmente e parece se encaixar perfeitamente, aí vemos que o esforço valeu a pena. Pode não ter sido algo mirabolante que vai mudar os rumos das História (ou da Ciência, ou da História da Ciência), como por exemplo sacar que força gravitacional e aceleração para cima são equivalentes. Mas foi algo que você fez com seu próprio esforço (ou melhor, esforço da sua mente) depois de pensar que não ia conseguir. É gratificante.
E não pensem que já tava tudo armado. Realmente não sabia que ia escrever tudo isso. E na verdade, não imaginava que ia escrever sobre isso. Mas é assim que se tem boas idéias. O negócio é deixar fluir, e anotar o que pensa para não esquecer (sério, quando estava escrevendo o sexto parágrafo tive uma idéia e esqueci, é a vida...). Agora quero desesperadamente lembrar o que ia escrever... Era algo interessante, apesar de ter esquecido...
Ah, lembrei. Ia comentar que houve muitas idéias que mudaram o mundo. Citei até uma no sexto parágrafo, mas ia dizer que as outras eu iria pensar a respeito e  falaria delas num outro post. Bem, então até lá, se eu me lembrar...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário