Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Sobre a arte de escrever bem


Atendendo a pedidos por mais posts no blog, aqui vai mais um. E se é para escrever, por que não falar (ops, escrever) sobre a escrita. Ou então sobre a arte de escrever. Sim, porque saber escrever é uma arte, assim como Música, Teatro ou Dança. Pelo menos eu considero uma.
E por que mesmo a escrita é uma arte? Bem, não sei qual a definição de arte e não acho que seja possível definir isso com poucas palavras. Também não vou tentar fazê-lo agora. Mas acredito que toda arte nos encanta, nos fascina, nos faz pensar, quase que uma introspecção (nossa acho que viajei agora). Claro, isso acontece em graus diferentes, varia de pessoa pra pessoa.
Quem nunca se pegou, por exemplo, refletindo profundamente na letra ou mesmo na melodia de uma boa música. (Aqui cabe uma observação bem pessoal de que boa música, pra mim, não inclui besteiróis como ‘reboletion’ e coisas do gênero. Aliás, isso nem música é.) Ou quem nunca se encantou com a trama de um bom filme (ora, cinema é o teatro moderno, não chamam até de sétima arte?). O mesmo vale para
Enfim, com a palavra escrita é a mesma coisa. Um bom texto sempre nos causa uma impressão. Desde uma boa risada causada por uma crônica de Veríssimo até a sensação causada por um poema de Vinicius. Isso pra citar alguns. É impressionante como esses grandes escritores fazem textos tão bem feitos. Não é pra menos, se não fosse assim, não o chamaríamos de grandes. Vale a pena lê-los e admirá-los.
Pessoalmente, adoro ler e gostaria de ter mais tempo para isso. Escrever não é muito meu forte, mas acho que dá pro gasto. Parece fácil, mas não é. Botar o que você pensa num papel (o no computador, conforme o caso) é mais difícil do que se pensa. Ainda mais se você quer escrever algo que valha a pena ser lido.
Por isso admiro esses caras que manejam com mestria (maestria é incorreto, pra quem não sabe) as palavras, brincam como significados e se expressam de forma quase perfeita. O resultado é sempre uma obra de arte que encanta e agrada os leitores sinceros.
Acho que o que disse acima deu pra convencer que escrever bem é uma arte (pelo menos essa foi a intenção). Se você leu a gostou deste post, legal. Agora sugiro que leia um bom livro de um escritor de verdade.

Um comentário:

  1. Ai, Renan!!! como sempre seu blog me diverte é uma leitura simples,com um ritmo excelente e com o humor que só você tem e que pela incompatibilidade das nossas agendas estou deixando de presenciar todos os dias.

    ResponderExcluir