Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sábado, 19 de março de 2011

"Let Einstein be!"


“Nature and Nature’s law lay hid in night.
God said ‘Let Newton be’ and all was light.”
(Alexander Pope)
“It did not last: the Devil howling ‘Ho!
Let Einstein be!’ restored the status quo.”
(John Squire)

Traduzindo…
A Natureza e suas leis jaziam na noite
Deus disse: “Que haja Newton” e houve a luz
Não durou muito: o Diabo uivando “Oh
Que haja Einstein” restaurou o status quo

Você pode não gostar de Física. Você nem mesmo precisa entendê-la. Mas deve concordar que é ela que move nosso mundo tecnológico de hoje. Sendo assim, é importante ler um pouco sobre o assunto. E alguém precisa escrever. Então cá estou.
Sobre o que podemos falar neste primeiro post sobre Física? Sobre muita coisa, mas vou falar sobre um tópico que talvez não seja a melhor opção, mas é o assunto da semana. Não, não é sobre vazamentos em usinas nucleares. É sobre Albert Einstein.
Talvez você não saiba, mas 14 de março foi o dia do nascimento de Einstein (e também o dia do pi). Pois é, neste dia no ano de 1879 nascia uma das mais brilhantes mentes da história. Tão brilhante que revolucionou toda a Física ao publicar cinco trabalhos no ano de 1905. E o primeiro deles foi publicado no dia 17 de março.
Assim, faz exatamente 116 anos e dois dias que o desconhecido funcionário do escritório de patentes da Suíça revelou ao mundo sua genialidade. O título do artigo é algo bem hermético: Über einen die Erzeugung und Umwandlung des Lichtes betreffenden heuristischen Standpunkt (“Sobre um ponto de vista heurístico concernente à geração e transformação da luz”). Você pode não ter entendido, mas os caras na época sim, e acharam a coisa bem legal. Tanto que deram o Nobel de física para ele por isso.
Porém o que consagraria Einstein como o maior físico da história seria seu trabalho sobre teoria da relatividade, cujas bases também foram lançadas em 1905. Essa talvez seja a mais conhecida e incompreendida teoria física. Não é para menos. Antes de Einstein, achávamos que entendíamos a natureza, graças ao trabalho de Newton.
Te conheço?

Newton foi outro grande gênio. Antes dele, os cientistas penavam para compreender as leis que regiam o universo. Depois de seus trabalhos sobre Cálculo e Mecânica, uma luz foi lançada sobre a escuridão de nossa ignorância e graças às leis de Newton os físicos agora tinham as ferramentas matemáticas necessárias para estudar o universo. Alguns chegaram a afirmar que a Física estava acabada.
Mas não estava. Einstein mostrou, com sua teoria da relatividade, que nossa compreensão do universo estava errada. Não que Newton estivesse errado, apenas que sua teoria estava incompleta. Ela não explicava satisfatoriamente o universo. A teoria da relatividade fazia isso melhor. E por isso, o jovem Albert foi considerado o cara. E por causa dessa história que postei os versos acima. Há, porém, uma continuação:

"After a while, playing dice, thinking they were free
In the space-time they started singing “What will be, will be!”

Traduzido…
Depois de um momento, jogando dados em livre pensar
No espaço tempo todos cantavam: “o que será, será!”.

Einstein também estava errado. Ela passou a vida inteira buscando o Santo Graal da ciência. Mas procurava no lugar errado. Isso, porém, é história para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário