Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Resenha: Praticamente Inofensiva

“A história da Galáxia ficou meio confusa por vários motivos: em particular porque aqueles que tentavam acompanhá-la ficaram meio confusos, mas também por que coisas incrivelmente confusas aconteceram de fato.”




Esse é o começo do último livro da coleção O Guia do Mochileiro das Galáxias. Assim como o a história da Galáxia, este livro é confuso, mas se pararmos para pensar bem, todos da coleção são confusos. Mas esse em particular, bem...
O fato é que eu não gostei do livro. Não tanto quanto gostei dos outros. Mas parece ser opinião generalizada que poderíamos passar sem este quinto livro e ainda assim teríamos uma excelente coleção. Na verdade a história teve um final digno no final do quarto livro. Não foi perfeito, mas diria que foi apropriado. E então Adams resolve escrever um quinto livro, com uma história meio destoada do resto. Não acho que isso tenha sido necessário.
Devo dizer, é claro, que o livro tem pontos bons e trechos interessantes. A história geral é que é meio confusa e na verdade a própria existência do livro é confusa. O estilo é o mesmo de sempre, cômico e crítico, partes hilárias e talvez tenha sido isso (e a curiosidade) que me fizeram ler tudo. Enfim, em resumo, o livro não é ruim (já li bem piores), mas comparado aos outros deixa a desejar. E o final é uma merda, mas com certeza foi um final apropriado para um último livro. Mas não gostei. O final do quarto livro cairia bem melhor.
Um breve resumo do livro: em um universo alternativo, Tricia não foge com Zaphod antes da destruição da Terra e torna-se um jornalista meio decadente. E na verdade, neste universo a Terra não foi destruída. Arthur se perde de Fenchurch e passa a vagar pelo universo tentando voltar para a Terra, sem sucesso até que acaba num planeta bem chato. Ford descobre que algo de muito estranho está acontecendo no Guia. E a Trillian de outro universo torna-se uma jornalista intergaláctica de sucesso. Tudo isso junto e misturado numa confusão só. No final, bem, no final só lendo para saber. Vou logo avisando: eu não gostei.
Trecho:
“Durante um bom período de tempo houve muita especulação e controvérsia sobre onde tinha ido parar a chamada ‘matéria perdida’ do universo. Por toda a Galáxia, os departamentos de ciências das universidades mais conceituadas estavam adquirindo equipamentos cada vez mais elaborados para sondar e vasculhar o núcleo de galáxias distantes e, depois, o próprio núcleo e as margens de todo o universo. Quando finalmente chegaram a uma conclusão, descobriram que, na verdade, o que estavam procurando era exatamente o material que servia para embalar os tais equipamentos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário