Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Está Escrito no Guia - parte 5

E hoje, nossa última postagem sobre trechos dos livros da coleção Mochileiro das Galáxias.


PRATICAMENTE INOFENSIVA

De boa aqui como meu amigo androide explorando a Galáxia... Sem esquecer a toalha, é claro!





“A história da Galáxia ficou meio confusa por vários motivos: em parte porque aqueles que tentavam acompanhá-la ficaram meio confusos, mas também porque coisas incrivelmente confusas aconteceram de fato.”
[pg 5]

“Um dos problemas tem a ver com a velocidade da luz e com as dificuldades encontradas em tentar ultrapassá-la. Não dá. Nada viaja mais rápido que a velocidade da luz, exceto talvez as más notícias, que obedecem a leis próprias e especiais.”
[pg 5]

“Investigações adicionais logo determinaram o que havia acontecido. Um meteorito abriu um rombo gigantesco na nave. A nave não detectou isso antes porque o meteorito atingiu justamente o equipamento que deveria detectar se a nave havia sido atingida por um meteorito.”
[pg 8]

“Uma das coisas mais extraordinárias da vida é o tipo de lugares nos quais ela está preparada para sobreviver. Seja nos mares inebriantes de Santagino V, com peixes que parecem não dar a mínima para onde estejam nadando, nas tempestades de fogo em Frastra, onde, segundo dizem, a vida começa a 40.000 graus, ou simplesmente entocada no intestino grosso de um rato pela mais pura diversão, a vida encontrar uma maneira de ir levando as coisas em qualquer lugar. Ela suporta viver até mesmo em Nova York, embora seja difícil entender o porquê.”
[pg 10]

“ – O que eu perdi, acho eu, foi uma outra vida inteira.
- Acontece com todos nós. A cada momento de cada dia. Cada decisão que tomamos, cada vez que respiramos, abre algumas portas e fecha várias outras. Não percebemos a maioria, mas notamos algumas. Acho que você percebeu uma delas.”
[pg 22]

“Enquanto encaixava as lentes nos olhos, refletiu sobre uma coisa: se havia algo que a vida lhe ensinara, era que existem momentos na vida em que você não deve voltar para apanhar a bolsa e outros momentos em deve. Agora só faltava a vida lhe ensinar a distinguir entre os dois.”
[pg 26]

“O motivo pela qual não são universos é que qualquer universo em particular não chega exatamente a ser uma coisa, mas sim uma maneira de compreender o que é tecnicamente conhecido como MGTC, Mistureba Generalizada de Todas as Coisas. A Mistureba Generalizada de Todas as Coisas também não existe na prática – é apenas a soma total de todas as maneiras diferentes que haveria para compreendê-la, caso existisse uma.
O motivo pelo qual não são paralelos é o mesmo pelo qual o mar não é paralelo. Não significa nada. Você pode fatiar a Mistureba Generalizada de Todas as Coisas do jeito que quiser e geralmente vai acabar com algo que alguém vai chamar de lar.
Por favor, sinta-se a vontade para enlouquecer agora.”
[pg 27]

“Bom, a lógica é uma coisa maravilhosa, mas possui, tal como os processos de evolução descobriram, algumas desvantagens. Qualquer coisa que pense logicamente pode ser enganada por outra coisa que pense no mínimo tão logicamente quanto ela.”
[pg 40]

“Não me venha falar sobre futuro. Conheço o futuro de traz pra frente. Passei metade da minha vida lá. É igual a qualquer outro lugar. Qualquer outra época. Enfim, a mesma droga de sempre, só com carros mais velozes e um ar mais fedorento.”
[pg 46]

“A maior atividade comercial realizada era a de peles de porcos do pântano eagorianos, mas não era muito lucrativa porque ninguém em sã consciência ia querer comprar uma pele de porco do pântano eagoriano. O comércio só se sustentava aos trancos e barrancos porque sempre há um número significativo de pessoas na Galáxia que não estão em sã consciência.”
[pg 50]

“Existe uma quantidade incrível de coisas que você não conhece mesmo, mas você não está sozinho nessa. Só que, no seu caso, as consequências de não conhecer essas coisas são particularmente terríveis, mas, olha, não liga não, é assim que a vaca vai pro brejo e afunda.”
[pg 58]

“Arthur estava se sentindo um pouco perdido. Havia toda uma Galáxia de coisas lá fora à sua disposição e ele se questionava se era mesquinho da sua parte reclamar a falta de apenas duas coisas: o mundo no qual nascera e a mulher que amava.”
[pg 64]

“Sabe, a qualidade de qualquer conselho que uma pessoa pode dar deve ser avaliada de acordo com a qualidade de vida que essa pessoa levou.”
[pg 71]

“- Só porque passei a maior parte da minha vida sentado em um poste, não quer dizer que eu seja um imbecil. Vou para o sul no inverno. Tenho uma casa de praia. Fico sentado na pilha de lenha para a lareira.
- Você tem algum conselho para um viajante?
- Sim. Arrume uma casa de praia.”
[pg 74]

“Tudo que você vê, ouve ou vivencia de qualquer jeito que seja é específico para você. Você cria um universo ao percebê-lo, então tudo no universo que percebe é específico para você.”
[pg 76]

“Por um lado, tinha que reconhecer e respeitar o que aprendera sobre a visão bartledaniana do universo, que consistia na idéia de que o universo é o que o universo era, ame-o ou deixe-o. Por outro lado, não podia deixar de achar que não desejar nada nem esperar nada simplesmente não era natural.”
[pg 82]

“Um erro comum que as pessoas comentem quando tentam projetar coisas completamente à prova de imbecis era subestimar a ingenuidade dos imbecis completos.”
[pg 92]

“O tempo, como sabemos, é relativo. Você pode viajar anos-luz pelas estrelas e, quando voltar, se o fizer na velocidade da luz, estará apenas alguns segundos mais velho, enquanto o seu irmão gêmeo terá envelhecido vinte, trinta, quarenta ou sei lá quantos anos, dependendo da distância da sua viajem. Tudo isso pode parecer um choque pessoal profundo, especialmente se você não sabia que tinha um irmão gêmeo.”
[pg 110]

“Ver as coisas do ponto de vista de uma outra pessoa, sem o treinamento adequado, pode ser muito perigo.”
[pg 116]

“Durante um bom período de tempo houve muita especulação e controvérsia sobre onde tinha ido parar a chamada ‘matéria perdida’ do universo. Por toda a Galáxia, os departamentos de ciências das universidades mais conceituadas estavam adquirindo equipamentos cada vez mais elaborados para sondar e vasculhar o núcleo de galáxias distantes e, depois, o próprio núcleo e as margens de todo o universo. Quando finalmente chegaram a uma conclusão, descobriram que, na verdade, o que estavam procurando era exatamente o material que servia para embalar os tais equipamentos.”
[pg 130]

“Tudo que você precisa saber por enquanto é que o universo é muito mais complicado do que você pode imaginar, mesmo se você já imagina que ele é complicado pra cacete, para começar.”
[pg 133]

“ – E do que adianta me mostrar uma coisa que eu não consigo ver?
– Para que você entenda que só porque consegue ver uma coisa não quer dizer que ela esteja lá. E que, se você não vê uma coisa, não significa que ela não esteja. Tudo se resume ao que seus sentidos fazem com que você note.”
[pg 135]

“ – Acho que temos valores muito diferentes.
– Sim, os meus são melhores.”
[pg 148]

“O Velho Thrashbarg disse, tempo atrás, que, algumas vezes, se você obtém a resposta é possível que a pergunta seja suprimida. Alguns moradores comentaram entre si que havia sido a única coisa realmente sábia que tinham ouvido de Thrashbarg.”
[pg 152]

“ – Ó, Fazedor de Sanduíches do Bob! A vida será muito menos esquisita sem você por aqui!
Arthur estava impressionado.
– Sabe, acho que essa foi a coisa mais bonita que alguém já me disse na vida!”
[pg 157]

“É muito difícil entender as coisas quando somos inesperadamente transportados para um mundo diferente, com uma cultura diferente, com um conjunto diferente de pressupostos básicos sobre a vida e, além de tudo isso, com uma arquitetura incrivelmente sem graça e sem sentido.”
[pg 160]

“Sabe, é em momentos como este que a gente pensa se vale mesmo a pena se preocupar com a tessitura do espaço-tempo e a integridade casual da matriz de probabilidade multidimensional e o potencial colapso de todas as formas de onde na Mistureba Generalizada de Todas as Coisas e essas outras histórias que vêm me perturbando. Talvez eu sinta que o grandalhão tem razão. A gente tem mais é que deixar fluir. Se estressar pra quê? Deixa fluir.”
[pg 176]


Nenhum comentário:

Postar um comentário