Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Está Escrito no Guia - parte 3

E hoje, como não poderia deixar de ser, continuamos com nossa série de posts em homenagem ao Dia da Toalha.
Sim, só para constar, hoje é o Dia do Abraço. Sei que não tem nada a ver com o tema, mas achei bom informar isso. Em fim, vamos ao que interessa.


A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS


Não há motivo para pânico - se você estiver com a sua toalha





“Aqueles que já nascem imortais sabem lidar com isso instintivamente. Contudo, Wowbagger não tinha nascido imortal. Tinha se tornado imortal por um infeliz acidente envolvendo um acelerador de partículas irracionais, uma refeição líquida e um par de elásticos. Os detalhes exatos do acidente não são importantes, por que ninguém jamais foi capaz de duplicar as circunstâncias exatas em que as coisas aconteceram e, ao tentarem, muitas pessoas acabaram ficando com cara de idiotas, morreram no processo, ou ambas as coisas.”
[pg 5]

“Não eram, contudo, aquelas delícias bucólicas que haviam deixado Arthur tão feliz. Ele acabara de ter uma ótima idéia sobre como lidar com o terrível e solitário isolamento, os pesadelos, o fracasso de todas as suas tentativas de horticultura e a completa ausência de futuro e a futilidade de sua vida ali, na Terra pré-histórica. Tinha decidido enlouquecer.”
[pg 8]

“Arthur sentia-se feliz. Estava profundamente contente porque, pelo menos uma vez, seu dia estava saindo exatamente como planejado. Há apenas 20 minutos havia decidido ficar louco e, pouco depois, lá estava ele, caçando um [sofá] Chesterfield através dos campos da Terra pré-histórica.”
[pg 14]

“A tecnologia para tornar algo invisível é tão infinitamente complexa que, em um bilhão de casos, é 999 bilhões, 999 milhões, 999 mil, 999 vezes mais simples e mais eficiente remover a coisa e esquecer o assunto.”
[pg 29]

“Desde que a Galáxia surgiu, vastas civilizações cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram, cresceram e desapareceram tantas vezes que é muito tentador pensar que a vida na Galáxia deve ser:
(a)    similar a um enjôo marítimo, espacial, temporal, histórico ou similar
(b)   imbecil
[pg 30/31]

“O velho não respondeu imediatamente. Estava olhando para um grupo de instrumentos com cara de quem está tentando converter graus Fahrenheit para Celsius de cabeça enquanto sua casa está pegando fogo. Então sua face se descontraiu e ele olhou por alguns instantes a enorme tela panorâmica à sua frente, que mostrava uma complexidade espantosa de estrelas fluindo fios de prata ao redor deles.
Seus lábios se moveram como se fosse dizer algo. Subitamente, olhou, tenso, para sues instrumentos, mas depois franziu a testa e sua expressão se fixou. Olhou de volta para a tela. Mediu seu próprio pulso. Franziu ainda mais a testa por alguns instantes, depois relaxou.
- É um erro tentar entender as máquinas – disse ele – apenas me deixam mais preocupado.”
[pag 31]

“- No fundo do coração fundamental da mente e do Universo – disse Slartibartfast – há uma razão.”
[pg 32]

“Assim como Einstein observou que o tempo não é absoluto, mas algo que dependia do movimento de um observador no espaço, e que o espaço não era absoluto, mas dependia do movimento do observador no tempo, hoje sabemos que os números não são absolutos, mas dependem do movimento do observador nos restaurantes.”
[pg 35]

“O primeiro número não-absoluto é o número de pessoas para quem a mesa está reservada. Ele irá variar no decorrer das primeiras três ligações para o restaurante e depois apresentará nenhuma relação aparente com o número de pessoas que realmente estão presentes, ou com o número de pessoas que irão se juntar a elas depois do show, partida, festa filme, ou ainda com o número de pessoas que irão embora ao ver quem mais apareceu por lá.”
[pg 36]

“O segundo número não-absoluto é a hora real de chegada. Este número é hoje conhecido como um dos mais bizarros conceitos matemáticos, uma reciproversexclusção, um número cuja existência só pode ser definida como sendo qualquer outra coisa diferente de si mesmo. Em outras palavras, a hora real de chegada é o único momento no tempo no qual é impossível que qualquer participante do grupo chegue de fato.”
[pg 36]

“O terceiro e mais misterioso não-absolutismo de todos diz respeito à relação entre o número de itens da conta, o valor de cada item e o número de pessoas na mesa, assim como quanto cada uma delas está disposta a pagar. (O número de pessoas que trouxeram algum dinheiro é apenas um sub-fenômeno desse campo).”
[pg 36]

“Gostaria de dizer que é um grande prazer, uma enorme honra e um privilégio para mim inaugurar esta ponte, mas não posso fazer isso porque todos os meus circuitos de falsidade estão fora de ação. Eu odeio e desprezo todos vocês. A partir desse momento, declaro esta miserável ciberestrutura aberta  aos abusos inimagináveis de todos aqueles  que irão petulantemente cruzá-la”
[pg 44]

“Zaphod olhou, chocado, para os robôs. Era impossível explicar a causa, mas seus corpos brancos, de curvas perfeitas e reluzentes, pareciam ser a mais perfeita incorporação de uma malignidade calculada e eficaz. Desde seus olhos hediondamente maciços até seus poderosos pés sem vida, eram claramente o produto perfeito de uma mente que simplesmente desejava matar. Zaphod engoliu em seco, tomado pelo medo.”
[pg 60]

“O único motivo pelo qual nunca pensaram ‘estamos sozinhos no Universo’ é porque até esta noite, eles sequer sabiam que há um Universo. A menos não até esta noite. Imagine como seria nem mesmo ter pensado ‘estamos sós’ simplesmente porque você nunca houvesse pensado que havia outra possibilidade. Creio que seria apavorante.”
[pg 65/66]

“Ainda assim, o mesmo evento que demonstrou a desastrosa falha de uma ciência em sua infância também testemunhou a apoteose de outra ciência. Foi provado, de forma definitiva, que o número de pessoas assistindo à cobertura na TV 3D do lançamento era maior que o número de pessoas que existiam de fato na época – algo que hoje é reconhecido como a maior façanha de todos os tempos na ciência da pesquisa de audiência.”
[pg 67]

“O Oficial de Justiça piscou. Claramente, como a maioria dos que trabalhavam no Judiciário, achava que o Magistrado Pag (também conhecido pessoalmente como Zipo Bibrok 5x10^8, inexplicavelmente) era uma figura deplorável. Era obviamente grosseiro e não sabia se portar. Parecia pensar que o fato de possuir o cérebro jurídico mais brilhante jamais conhecido lhe dava o direito de se comportar como bem entendesse e infelizmente parecia estar certo.”
[pg 72]

“A Enciclopédia Galáctica tem muito a dizer sobre a teoria e prática das viagens no tempo, mas a maioria do que ela diz é incompreensível para qualquer um que não tenha passado pelo menos quatro vidas estudando hipermatemática avançada e, uma vez que isso era impossível antes da invenção das viagens no tempo, reina uma certa confusão a respeito de como a idéia  surgiu inicialmente. Uma racionalização desse problema declara que viajar no tempo foi, por sua própria natureza, descoberta simultaneamente em todos os períodos da história, mas isso obviamente não faz o menor sentido. O problema é que boa parte da história atualmente também não faz o menor sentido.”
[pg 80]

“A história do Guia do Mochileiro das Galáxias é feita de idealismo, lutas, desespero, paixão, sucesso, fracasso e pausas para almoço excessivamente longas. As origens mais antigas do Guia estão agora, assim como a maioria de seus registros financeiros, perdidos na névoa do tempo.”
[pg 96]

“A crença [dos Sagrados Frades Almoçadores de Voondon] era de que, assim como o almoço fica no centro temporal do dia dos homens, e o centro temporal do dia dos homens pode ser visto como uma analogia para sua vida espiritual, então o almoço deveria ser:
(a)    visto como o centro da vida espiritual dos homens e
(b)   feito em excelentes restaurantes”
[pg 96]

“Na verdade, Lig nunca se desligou formalmente do seu cargo como editor [do Guia do Mochileiro das Galáxias] – apenas saiu de seu escritório tarde, numa manha, e nunca mais voltou. Apesar de já ter se passado mais de um século, muito membros da equipe do Guia ainda mantêm a idéia romântica de que ela apenas saiu para comer um croissant e ainda voltará para trabalhar pesado na parte da tarde”
[pg 97]

“Nenhum desses fatos, por mais estranhos ou inexplicáveis que possam parecer, é tão estranho ou inexplicável quanto as regras do Ultracríquete Broquiano, tal como é jogado nas dimensões mais elevadas. O conjunto completo das regras é tão maciçamente complicado que, na única vez em que foram encadernados em um único volume , sofreram um colapso gravitacional e transformaram-se num buraco negro.”
[pg 97/98]

“Uma das coisas interessantes sobre o espaço é o quão monótono ele é. Espantosamente monótono. Estonteantemente monótono. Sabe, o problema é que há muito espaço e pouca coisa dentro dele.”
[pg 108]

“- Ele acabou de ganhar um prêmio na Cerimônia Anual de Premiação do Instituto de Ilusões Recreativas de Alfa da Ursa Maior.
- Qual foi o prêmio?
- Uso Mais Desnecessário da Palavra Foda-se em um Roteiro Sério”
[pg 112]


“É um erro acreditar que é possível resolver qualquer problema importante usando batatas.”
[pg 117]

“ – Isso é porque não nos importamos a bastante. Eu já lhe disse.
– No entanto, se não agirmos, então seremos todos destruídos, iremos todos morrer. Acho que nos importamos com isso, não?
- Não o suficiente para morrermos por isso.”
[pg 117]

“Zaphod preferia não se meter com eles e, tendo decidido que, assim como a discrição é a maior qualidade da valentia, da mesma forma a covardia era a maior qualidade da discrição, resolveu esconder-se valentemente dentro de um armário.”
[pg 132]

“Além de qualquer outra coisa, a mera coordenação de toda a estratégia militar de um planeta inteiro ocupava apenas uma pequena parte de sua mente formidável e o restante estava se aborrecendo muito. Tendo resolvido todos os principais problemas matemáticos, físicos, químicos, biológicos, sociológicos, filosóficos, etimológicos, meteorológicos e psicológicos do Universo – exceto o seu próprio – três vezes seguidas, estava achando realmente difícil encontrar algo para fazer, então tinha resolvido dedicar-se a compor cantigas curtas e melodias atonais, ou melhor, sem melodia alguma.”
[pg 134]


Nenhum comentário:

Postar um comentário