Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 12 de maio de 2013

Alguns blogs sobre matemática



Estou aqui hoje para fazer um momento de merchan gratuito. Já fiz isso uma vez, quando divulguei os blogs de alguns amigos meus. Veja aqui. Hoje vou fazer a mesma coisa, mas os blogs – e os amigos – são outros, rsrsrs. Em comum eles tem o fato que são todos blogs sobre matemática. E quando eu digo matemática, é matemática mesmo.Se você é daqueles para os quais a integral abaixo não é óbvia, é melhor nem continuar. Ou melhor, pode continuar, mas eu não me responsabilizo pelas conseqüências.

$$\int_{-\infty}^{+ \infty} e^{-x^2}dx = \sqrt{\pi}$$


O primeiro é o Giga Matemática, blog do meu colega Diego Sousa (aluno do mestrado em Matemática da UFC). Suas postagens são bem interessantes e tem muitas curiosidades matemáticas, tipo: por que uma mesa com três pernas não balança? Ou qual a distância até a linha do horizonte? Tem uma até sobre a capacidade cardíaca. Vale a pena ler. Outra coisa legal é que este blog é associado à UBM – União dos Blogs de Matemática, que tem o objetivo de reunir, compartilhar e divulgar idéias matemáticas, e aplicações da mesma em outras áreas, através de seus blogs filiados. Chic, hein?

Outro blog que quero falar para vocês é o Seminar Bourbaki, do meu amigo (desde os tempos de graduação) Marlon Oliveira. O blog é sobre matemática, história da matemática e curiosidades matemática e coisas relacionadas. O que me chama a atenção, além disso, é que o cara escreve muito bem. Todos os textos são muito bons, mas recomendo que dêem uma olhada especialmente neste. Muito bom e inspirador.

Por último, mas não menos importante, tem o blog do meu orientador de graduação Prof. Alexandre Fernandes, o Happy Hour Matemático. Como o Prof. Alexandre mesmo diz, o blog é “sobre matemática que eu teria o prazer de contá-la tomando uma xícara de café. Talvez duas, três...”. Eu particularmente contaria matemática tomando um suco de laranja, mas o importante não é o que tomamos enquanto discutimos matemática e sim a matemática em si. O blog também traz muitas postagens legais sobre teoremas e resultados interessantes na matemática. Um verdadeiro happy hour.

É isso aí, espero que gostem das dicas. E até a próxima postagem.


Um comentário: