Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O que é Geometria Algébrica?



Talvez você não saiba, mas eu sou estudante de matemática. Se você acompanha este blog regularmente, então é provável que tenha notado isso. Ou não. Talvez você não saiba (ou saiba, quem sabe), mas a Matemática é uma ciência muito vasta, com várias áreas e subáreas. É um universo inteiro de conhecimento e se você realmente deseja seguir carreira como matemático, chega uma hora que é preciso decidir em qual área seguir.
Mas, resumindo, isso tudo é pra dizer que hoje vou escrever sobre a área de Matemática que eu pretendo seguir estudando. É um ramo muito promissor da Álgebra: a Geometria Algébrica. O objetivo desse post é tentar explicar de forma simples o que é Geometria Algébrica.
Em poucas palavras e de forma imprecisa, podemos dizer que Geometria Algébrica trata do estudo de objetos algébricos via ferramentas algébricas. Uma das principais ferramentas é Álgebra Comutativa, mas não é a única. O doido estudante que quiser seguir neste ramo também deve saber um pouco (ou muito) de Topologia e Cohomologia.
Os principais objetos de estudos são os chamados conjuntos algébricos (ou variedades algébricas). Definir estes objetos em poucas linhas é meio complicado, mas você pode entender um conjunto algébrico como o conjunto solução de um sistema de equações polinomiais. E na verdade, estes são as variedades algébricas mais simples possíveis.
Assim:
$$\{(x,y) \in \mathbb{R}^2 ; x^2 + y^2 – 1 = 0 \}$$
$$ \{\{(x,y) \in \mathbb{R}^2 ; ax + by + c = 0 \}$$
$$\{\{(x,y) \in \mathbb{R}^2 ; y^2 = x(x-1)(x+1) \}$$
$$\{(x,y, z) \in \mathbb{R}^3 ; y – x^2 = 0 e z – x^3 = 0 \}$$
São todos exemplos de conjuntos algébricos. O primeiro é um círculo; o segundo é uma reta; o terceiro é uma cúbica lisa (ou curva elíptica); e o quarto é a cúbica retorcida. Todos eles, em particular, são curvas algébricas (isto é, variedades de dimensão 1, mas não leve a sério esta definição). Existem também as superfícies algébricas (variedades de dimensão 2) e em geral variedades de dimensão qualquer. Um exemplo (bem besta) de superfície algébrica é um plano
$$\{(x,y,z) \in \mathbb{R}^3; ax + by + cz + d = 0 \}$$
Um exemplo mais interessante é a esfera
$$ \{(x,y,z) \in \mathbb{R}^3; x^2 + y^2 + z^2 - 1 = 0 \}$$

Duas observações são importantes. A primeira é que estamos considerando soluções com coeficientes e coordenadas em $\mathbb{R}$, o corpo dos números reais. Porém, seria melhor considerarmos soluções em $\mathbb{C}$, o corpo dos números complexos. Isso porque $\mathbb{C}$ é um corpo algebricamente fechado e $\mathbb{R}$ não é. Isso quer dizer que todo polinômio não constante com coeficientes em $\mathbb{C}$ possui uma raiz. Geometria Algébrica só funciona bem em corpos algebricamente fechados, que pode ser $\mathbb{C}$ ou qualquer outro corpos com essa propriedade.
A desvantagem de se trabalhar sobre $\mathbb{C}$ em vez de $\mathbb{R}$ é que perde-se muito do apelo geométrico. Por exemplo, não é possível (pelo menos para pessoas comuns e em geral, para a maioria dos matemáticos também) visualizar $\mathbb{C}^2$, pois isso tem dimensão real 4 e nós vivemos num mundo de dimensão 3 (ou não, vide teoria das cordas).
A segunda observação é que todos os exemplos acima são de variedades afins dentro do espaço afim. O espaço afim é simplesmente $\mathbb{C}^n$ ou $\mathbb{R}^n$. Mas a Geometria Algébrica também estuda conjuntos algébricos em espaços projetivos $\mathbb{P}^n$.
Não vou definir o que é o espaço projetivo (não agora, mas talvez noutro post). Mas você precisa saber que $\mathbb{P}^n$ é ele próprio uma variedade algébrica e contém (num certo sentido) o espaço afim $\mathbb{C}^n$. Essencialmente, o espaço projetivo é uma “colagem” de espaços afins.
A geometria em $\mathbb{P}^n$ possui outra diferença da geometria afim. Por exemplo, em $\mathbb{P}^n$ duas retas paralelas sempre se intersectam “no infinito” (realizando o sonho dos poetas), coisa que não ocorre no espaço afim. Uma vantagem do espaço projetivo é que ele é o ambiente em que vale o Teorema de Bezóut, que diz que duas curvas de graus m e n se intersectam em exatamente mn pontos, desde que esses pontos sejam “contados de maneira correta”.

Isso dá mais ou menos uma noção bem vaga do que é Geometria Algébrica Clássica. Evidentemente, não há só isso, existem muitas outras coisas entre o espaço afim e o infinito. Em fim, mas daí veio a Geometria Algébrica Moderna que essencialmente estuda a mesma coisa, só que de outro ponto de vista. O objeto de estudo continua sendo as variedades algébricas, só que essas têm um sentido mais amplo. Variedades afins e projetivas da Geometria Clássica são variedades algébricas no sentido moderno, mas não são todas. Porém as variedades afins são, digamos, o “modelo” de estudo destas variedades mais gerais, no sentido que toda variedade algébrica é uma “colagem” de variedades afins.
Também não vou entrar em detalhes sobre isso agora. Mas você precisa saber que a linguagem básica para o estudo da Geometria Algébrica Moderna é a linguagem dos esquemas. Essa teoria de esquemas foi criada pelo matemático Alexander Grothendieck e na época foi uma revolução neste ramo da matemática. Hoje Geometria Algébrica é o que é por causa dos trabalhos dele. O engraçado nisso tudo é que depois disso, Grothendieck largou todo e foi morar nas montanhas.

Alexander Grothendick: quando você estiver cansado de criar teorias matemáticas altamente abstratas, fuja para as montanhas. Literalmente.

Se você chegou até aqui, então você merece saber que Geometria Algébrica é um dos mais importantes e promissores ramos da Matemática Moderna e tem ligação com outros ramos tais como, Teorias dos Números, Variáveis Complexas, Topologia e Singularidades. Outro exemplo interessante é o estudo de curvas elípticas, que tiveram importância fundamental na demonstração do Último Teorema de Fermat.
Vou ficar por aqui hoje. Depois eu falo mais sobre isso. Até lá então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário