Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Prêmio Wolf de Matemática


Estava agora pouco pensando no que poderia escrever aqui hoje. Não veio nenhuma idéia realmente produtiva. Então estava eu lendo algumas noticias e descobri que anunciaram hoje os agraciados com o prêmio Wolf de Matemática deste ano.
Vou ser sincero, nunca tinha ouvido falar deste prêmio, mas agora de descobri, resolvi compartilhar com vocês. Então vamos lá, o prêmio Wolf é uma condecoração anual estabelecida desde 1978 pela Wolf Foundation. Ele é destinado a cientistas de artistas vivos conhecidos por "conquistas visando o interesse da humanidade e relações amigáveis entre povos, independente de nacionalidade, raça, cor, religião, sexo ou política". Tirando a rasgação de seda desnecessária da última frase, a idéia é boa.
O prêmio foi instituído por Ricardo Wolf, cientista nascido na Alemanha, diplomata cubano em Israel. Agracia seis campos: agricultura, química, matemática, medicina, física, e artes. Cada prêmio é dotado em US$ 100.000. Na área de ciências naturais está situado em caráter de relevância após o Prêmio Nobel e a Medalha Fields.
Os doidos matemáticos agraciados com o prêmio foram o hermano argentino Luis Caffarelli e o americano Michael Aschbacher.
Caffarelli, atualmente professor da Universidade do Texas em Austin, trabalha com equações diferencias parcais (EDP's). "Caffarelli produziu um trabalho sobressalente, visionário, original e fundamental sobre as equações parciais fundamentais", expressa o comunicado divulgado pela Fundação Wolf. A nota destaca em particular os trabalhos do argentino sobre a regularidade das equações elípticas e parabólicas, os problemas de fronteiras livres e a mecânica fluente, seja lá o que for isso.
Já Aschbacher pesquisa na área de grupos finitos e atualmente leciona no Instituto de Tecnologia da Califórnia (isso já tá um pouco mais próximo do que eu estudo). A nota ressalta que Aschbacher é "o principal arquiteto da classificação de grupos simples finitos", e fez uma contribuição "extraordinária em seu alcance, profundidade e beleza" da teoria.
Só pra não saírem por aí dizendo que aqui só se fala de Matemática, vejamos os outros agraciados com o prêmio. O tenor espanhol Plácido Domingo e o diretor britânico Simon Rattle compartilharão este ano o Wolf das Artes. Também receberão o prêmio nas categorias de Física, Medicina e Química, respectivamente, Jacob D. Bekenstein, Ronald M. Evans, Paul Alivisatos e Charles M. Lieber.

Bem, é isso. Quem sabe um dia eu também não ganhe um prêmio destes. Quem sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário