Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quântica, Eletrodinâmica e branas


Já falei aqui um pouco sobre Física. Não tanto quanto acho que deveria ter falado, por isso este é mais um post sobre o mundo da Física.
Não sei se já notaram, mas eu gosto muito de Física. Prestei inclusive vestibular, mas resolvi fazer Matemática mesmo. Sempre me interessei, em particular, por física teórica. Ou seja, sempre gostei dessas elucubrações do tipo teoria da relatividade e física quântica. Achava isso um máximo. São duas das maiores realizações da mente humana e a mecânica quântica, em particular, é a teoria física mais bem sucedida da história.
Pois bem, mas apesar de saber um pouco parte teórica da Mecânica Quântica, eu não sabia nada do formalismo matemático por traz dela. Talvez você não saiba disso, mas conhecer uma teoria física sem saber nada sobre a matemática que está por traz dela é o mesmo que saber nada sobre tal teoria. Ou seja, Física sem Matemática é apenas um amontoado de idéias interessantes.
Por isso, quando soube que haveria um curso de Mecânica Quântica I aqui na UFC não perdi tempo e me inscrevi no mesmo dia. Agora pausa para um merchan gratuito. Na verdade está acontecendo a primeira Escola da Pós-Graduação em Física da UFC. O evento começou esta semana e vai até a próxima. Duas semanas de palestras, seminários e mini-cursos nas mais diversas áreas da física. É o programa de férias perfeito (tom meio irônico).
Mesmo sacrificando um pouco das minhas férias, tem sido proveitoso. Esta semana fiz os mini-cursos de Mecânica Quântica I e Eletrodinâmica Clássica e assisti a uma palestra sobre teoria de branas. Houve outras palestras, mas aquela era a única que me interessava (era a única em física teórica). Semana que vem tem mini-cursos sobre supersimetria e topologia aplicada à Física. Igualmente imperdíveis.
O que eu tiro dessa semana? Bem, primeiro me senti meio estranho sendo um matemático no meio de vários físicos. Segundo, descobri que realmente não sabia nada dequântica. Mas pelo menos agora eu olho para a equação de Schrödinger e sei exatamente o que ela significa. Além disso, aprendi a resolver o oscilador harmônico unidimensional. Terceiro, descobri que Eletrodinâmica é fumo quente e pau pra dá em doido. Acredite-me, você pode até tirar 10 na prova de física do terceiro ano, mas certamente você não sabe nada de eletromagnetismo. E quarto, teoria de branas é muito massa e a força de gravidade é muito fraca.
Depois eu conto o que ainda vai rolar semana que vem. Ou então você pode ir pessoalmente assistir. Vale a pena, pelo menos eu acho. Toda forma de conhecimento é válida, já dizia não sei quem. Até lá então.

A famosa equação de Schrödinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário