Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sábado, 9 de julho de 2011

De onde viemos?


Continuando nossa jornada por debates filosóficos, hoje vamos refletir sobre a pergunta “de onde viemos?”. Outra vez, o ponto aqui é sabermos exatamente o que queremos saber. O que, na verdade, é bem simples: qual a origem do ser humano? Temos respostas de vários campos do conhecimento.
A ciência tem uma resposta geral que é praticamente consenso, uma vez que hoje quase todo cientista de respeito acredita na teoria da evolução. Como todos sabem, em termos bem gerais, tal teoria diz que a vida surgiu na Terra a partir de organismos unicelulares simples que evoluíram progressivamente para seres mais complexos. Desse ponto de vista, alguns poderiam pensar que o ser humano seria inevitavelmente o ápice perfeito desse processo, ou pelo menos estaria a caminho disso.
Não creio sinceramente nisso, por dois motivos. Primeiro porque sou uma das poucas pessoas com algum interesse em ciência que não acredita na teoria da evolução. O segundo é que se realmente a evolução existisse e valesse a premissa do último parágrafo, as formas mais simples de vida não existiriam mais, pois teriam sido superadas pelas mais complexas.
Não estou aqui para discutir se a teoria da evolução é correta ou não. O fato é que ela apresenta falhas ou pelo menos ainda está incompleta. Especificamente com relação à origem do Homo sapiens ainda há dúvidas a serem esclarecidas e nem mesmo foi encontrado o tal elo perdido.
Antes de terminar sobre evolução, gostaria apenas de corrigir um erro que muitas pessoas cometem. A teoria não afirma que descendemos dos macacos e sim que nós e os atuais macacos temos um ancestral comum, o que é completamente diferente.
Fora o lado da ciência, temos o lado da religião. Aqui temos uma salada de idéias e opiniões. A origem do homem vai depender da sua crença religiosa. Para os cristãos e judeus, Jeová (sim, é o mesmo deus, não sabia?) criou não só o homem, mas tudo que existe. Os mulçumanos dirão que foi Alá. Os antigos gregos acreditavam que os homens, deuses e titãs são todos filhos de Gaia e Urano.
Seja como for, em todas as culturas humanas existem mitos de criação. Isso é uma indicação de que a ânsia por saber sua origem persegue o homem desde que ele se entende por gente. Na verdade, no fundo o homem sempre soube de sua inferioridade perante a natureza e o desconhecido, por isso inventou mitos para explicá-los.
O que eu penso de tudo isso? Bem, como homem da ciência, anseio por uma explicação racional que acredito que ainda não temos completamente. Também não nego minhas tendência religiosas (embora oficialmente não pratico nenhuma religião) que me impelem a acreditar numa força superior. Chame essa força do que quiser. Eu chamo de Deus.
De qualquer modo, não importa muito como chegamos aqui. A questão é saber o que nos espera, mas isso é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário