Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Todo dia é dia do livro

Já falei aqui neste blog um pouco sobre livros. Na ocasião, manifestei minha opinião sobre o fim do livro impresso. Mas, de uma forma ou de outra, o livro sempre continuará existindo, desempenhando sua nobre função de espalhar o conhecimento. Através da leitura expandimos nossos horizontes, exploramos universos nunca dantes imaginados.
Em fim, ler é bom e faz bem. Por isso é muito importante que o gosto pela leitura comece desde cedo, quando ainda estamos na infância. O hábito adquirido quando criança se torna um prazer e persiste na vida adulta. Talvez essa é filosofia (ou deveria ser) nessa data tão especial que é hoje.
Bem, para quem não sabe, hoje é o dia do livro didático. Não sabia? Não se preocupe, eu também não, até agora. O livro didático é, na maioria dos casos, o primeiro contato da criança com a leitura. Daí a importância de se ter bons livros didáticos disponíveis.
Essa é uma data pouco conhecida (admita, você sabia?, eu não). Logo se vê o valor que se dá para a leitura aqui em nosso país. Apesar de tudo isso, esse não é o único dia dedicado ao livro. Temos, por exemplo, o Dia do Livro Infantil, celebrado a 18 de Abril, em homenagem a Monteiro Lobato, autor brasileiro de diversos livros infantis.
Quer mais? Existe ainda o Dia Internacional do Livro Infantil. Este é celebrado no dia 2 de Abril, data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Talvez você não o conheça, mas entre suas obras há clássicos “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A roupa nova do rei” e “A pequena sereia”.
Existe ainda o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, estabelecido pelo UNESCO como sendo 23 de Abril. Escolheram essa data pois 23 de Abril foi o dia da marte de dois escritores: o famigerado dramaturgo inglês William Shakespeare e o quase desconhecido escritor catalão Josep Pla (juro que nunca tinha ouvido falar neste indivíduo antes).
Pelo que se vê, dia do livro é o que não falta. Na verdade, todo dia é dia do livro. Dia de ler um bom livro. Resta apenas as pessoas, e em especial as crianças, tomarem gosto pela leitura. Agora tenho que ir. Preciso terminar de ler um livro...

Um comentário:

  1. caraca renan tu tava inspirado, heim mah?
    Gostei dei valor!
    Continue escrevendo assim que vc vai longe...
    Abraço

    ResponderExcluir