Foi revelado ontem que uma equipe de físicos italianos fizeram uma descoberta surpreendente. Cientistas do Cern em parceria com cientistas italianos do laboratório Gran Sasso passaram os últimos meses fazendo medições com neutrinos. Os resultados aparentemente mostram que os neutrinos viajam a uma velocidade um pouco superior à velocidade da luz.
O resultado surpreende por que contradiz aquela que talvez seja a teoria física mais famosa: a Teoria da Relatividade de Einstein. A premissa principal da relatividade especial é que nada pode ser mais rápido que a velocidade da luz. E isso inclui os neutrinos, ou pelo menos incluía. A teoria de Einstein já foi mais que comprovada durante as últimas décadas e até esta semana ela parecia inabalável.
O momento é de cautela. Os próprios cientistas do experimento Opera responsáveis pela descoberta estão cautelosos. Segundo os responsáveis, foram feitas diversas medições para se certificarem que não haviam cometido nenhum erro experimental ou coisa do tipo. Não encontraram tal erro e daí resolveram compartilhar a descoberta com a comunidade cientifica. Cabe à comunidade agora analisar os fatos.
É bom deixar claro que não se tem ainda nada conclusivo. Pode ser que a coisa seja realmente verdade e então teremos que rever o que entendemos da física. Será um processo um pouco difícil, pois teremos que descartar ou no mínimo reavaliar o que antes entendíamos como verdade absoluta. Não será, é claro, a primeira vez que isso ocorre na ciência e muito provavelmente não será a última. A mecânica newtoniana é um bom exemplo disto. E o fato é que ela não estava errada e sim incompleta. Quem resolveu o problema foi Einstein e pode ser que agora seja sua vez.
A outra possibilidade é que tudo não passa de um grande engano e um grande susto na comunidade científica. Marcelo Gleiser, por exemplo, diz que aposta dez dólares que em duas semanas vão descobrir o erro. Já eu aposto um milhão de neutrino que isso ainda vai dar muito o que falar, mas enquanto não decidem a coisa, o sonho da viajem no tempo continuará sendo somente um sonho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário