Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 14 de agosto de 2011

O dia em que a educação brasileira será digna de merecimento


Olá, cá estou eu de volta escrevendo neste blog. É né, às vezes é bom postar alguma coisa, pra não perder a prática. Eu poderia falar sobre muitas coisas hoje (dia dos pais, por exemplo), mas meu lado poético não está desperto hoje. Falemos de algo mais sério.

Depois de publicar alguns posts sobre o YR, resolvi fazer alguns contatos mais imediatos com o pessoal de lá. Ou seja, virei membro do fórum e agora respondo perguntas que deixam por lá. Confesso que o negócio é meio viciante. Quanto mais você responde mais pontos ganha. E quanto mais pontos ganha, mais pontos quer ganhar e daí mais perguntas tem que responder.
Nessa brincadeira, já tenho 566 pontos e estou no nível 2. Mas acho que já passei da fase do frenesi inicial e já estou ficando meio sem saco pra responder as perguntas. Em parte, por que as perguntas ou são muito bestas ou dão muito trabalho pra responder.
Para que você entenda melhor, eu geralmente respondo na categoria “matemática” (claro).  Algumas vezes aparecem algumas dúvidas interessantes e problemas que dão gosto de resolver. Porém, o mais comum é aparecerem perguntas bem vagabundas que na verdade só refletem o quanto nosso sistema educacional (em especial o ensino das ciências exatas) é precário. Coisas básicas, que qualquer estudante deveria saber.

Veja alguns exemplos, tirados a pouco do forno:
- 4x² -4x +5 = 0 COMO RESOLVO?
- (tirado do texto da pergunta) Observação : 4/3 é 4 sobre 3 e não 4 dividido por 3!!
- Como resolver uma expressão algébrica do 1º grau com uma incógnita?
- sendo assim : a² =82² + 82² (acho que era pra encontrar o valor de ‘a’)

E coisas desse tipo.
Sinceramente, isso só reforça ainda mais a impressão (que de fato, é a realidade) que o ensino brasileiro é uma porcaria. Fatos básicos, que deveriam fazer parte do conhecimento de qualquer estudante (pelo menos enquanto é estudante) são completamente ignorados, como se fossem coisa do outro mundo. Como um amante do conhecimento, fico triste com esta situação e espero que um dia a educação deste país seja digna de merecimento. Talvez um dia quando este dia chegar vamos olhar para o passado e nos perguntar porque demoramos tanto para evoluir.


Um comentário:

  1. kkkkkkkk...
    caraca Renan!

    '' Acho que era pra achar o a''

    Isso é o país do futebol,até as notas tem a forma arredondada

    ResponderExcluir