Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

domingo, 10 de abril de 2011

Matemática: um bem necessário

Matemáticos são criaturas estranhas. Isso porque eles adoram algo que quase todo mundo odeia. Matemática é vista como algo do outro mundo, complexo, misterioso, ininteligível para os mortais. Para as pessoas comuns, amá-la é ato inexplicável. Pois se você é matemático, só há duas possibilidades (não necessariamente mutuamente exclusivas): ou você é um gênio ou você é um louco.
Matemática geralmente não é compreendida por não matemáticos. Bem, lamento decepcionar alguns, mas sejamos sinceros: matemática realmente não é fácil. Isso mesmo. Mas calma, não precisa se desesperar como sua prova de amanha. Vejamos se consigo explicar meu ponto.
Na verdade, matemática é algo que está no sangue. Já nascemos sabendo matemática. Estudos recentes mostram que bebês com poucos meses (semanas?) de vida já dominam rudimentos de aritmética e física. Acredito que tais noções vão se sofisticando ao longo de nosso desenvolvimento. Outra coisa que chama a atenção é essa obsessão do cérebro humana por padrões. Bem, busca por padrões está na essência da matemática.
Também não deve ser difícil se convencer que qualquer um psicologicamente normal com um pouco de esforço pode aprender e utilizar matemática básica. Trocando em miúdos, as operações básicas da aritmética e geometria plana. Com um pouco mais de esforço e uma dose mínima de abstração, entender álgebra elementar não é tarefa do outro mundo.
Entender (quase) toda a matemática do ensino médio pode não ser tão fácil, mas vale a pena tentar (pelo menos para receber o diploma). Mas daí alguém querer que qualquer um compreenda e utilize matemática avançada é querer demais. Não dá pra escolher alguém na rua e perguntar se está interessada em estudar topologia algébrica ou resolver algumas equações diferenciais.
A parte interessante (ou não) é que por mais complexa, abstrata e difícil a matemática seja, não podemos viver sem ela. O mundo tecnológico em que vivemos simplesmente não existiria se não fosse a Matemática e suas incontáveis aplicações à Física e Engenharia. Você não estaria perdendo seu tempo lendo isto sem esta maravilhosa ciência, simplesmente por que o computador nunca teria sido inventado.
Resumindo, o que quero dizer é o seguinte: você pode não gostar ou entender matemática, mas deve admitir que ela é indispensável para sua vida. E alguém tem que estudar isso. Se não for você, será outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário