Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

terça-feira, 12 de março de 2013

O Desafio das Séries de TV: dia 32


Dia 32 - Uma cena de série que te fez pensar
Discurso do Comandante Adama logo antes dos ataques as Colônias (Battlestar Galactica - minisérie - epsódio 1)

O Comandante Adama é conhecido por seus discursos motivadores/ realistas. Esse foi o primeiro discurso dele na série (na verdade, foi na minissérie de 2 episódios, que antecedeu à série propriamente dita). Confesso que procurei um vídeo no YouTube do discurso, mas não achei. O jeito então é escrever a coisa toda. Aí vai:



"A guerra contra os cylons terminou a muito tempo. Contudo, não devemos esquecer as razões pelos quais tantos sacrificaram tanto pela causa da liberdade. O custo de usar um uniforme pode ser alto, mas ... às vezes é alto demais. Sabem, quando enfrentamos os cylons, nós o fizemos para nos salvarmos da extinção, mas nunca respondemos a pergunta 'por quê?'. Por que somos um povo que mereceria ser salvo? Continuamos a cometer crimes por causa de cobiça, rancor e ciúmes. E continuamos a transmitir nossos pecados aos nossos filhos. Recusamo-nos a aceitar qualquer responsabilidade pelo que fazemos, como fizemos com os cylons. Decidimos brincar de Deus, criar vida. Quando essa vida se voltou contra nós, nos confortamos com o sentimento de que realmente não tinha sido nossa culpa. Não realmente. Não se pode brincar de Deus e, então, lavar as suas mãos das coisas que se cria. Mais cedo ou mais tarde chegará o dia em que não poderá mais se esconder das coisas que fez."


Para que você, leitor que não assiti BSG (mas que recomendo que assista) uma breve explicação para que possa se situar. Os humanos criaram os cylons, que eram robôs para ajudarem nos trabalhos nas Colônias. Porém, os cylons se rebelaram e então começou uma guerra entre humanos e cylons.Houve então um acordo, um armistício e a guerra acabou. A série se passa 40 anos depois e, poucas horas depois do discurso de Adama (proferido por ocasião da aposentadoria da nave Battlestar Galactica, que foram usada na guerra) os cylons deferiram um ataque mortal às 12 Colônias. O discurso parecia até um prelúdio do que estava por vir.

Apesar de ser ficção, o discurso de Adama é bem atual e se aplica perfeitamente a nossa sociedade. Pare, assista e reflita.

Ainda vou falar mais sobre BSG neste Desafio. Aguardem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário