Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Civilizações extraterrestres, equações e namoradas



Uma coisa que vem intrigando o homem desde o início dos tempos modernos é a possibilidade de vida fora do nosso planeta. Quer dizer, não apenas vida, mas vida inteligente. Outras civilizações, talvez mais desenvolvidas e inteligentes que a nossa, habitando outros planetas, universo a fora. Talvez esperando apenas serem descobertas. Ou nos observando – ou nos ignorando.
Sim, isso fascina a mente humana.
Livros foram escritos. Filmes foram produzidos. Lendas surgiram – ou foram inventadas? Certamente algumas farsas foram forjadas. Mas até agora não se tem nada de realmente concreto. Não que a galera não tenha tentado. Pelo contrário. Inclusive, ciência séria já foi usada na busca por sinais de vida inteligente extraterrestre.
Um deles é o famoso Projeto S.E.T.I. (search for extraterrestrial intelligence). O objetivo dele é basicamente procurar por sinais de tecnologia extraterrestre captando sinais de rádio que vêm do espaço usando enormes radiotelescópios. A premissa é de que, se existe vida inteligente no universo, ela deveria se comunicar com outras formas de vida através de ondas de rádio. Isso a princípio pode parecer uma hipótese um tanto ingênua: só porque a nossa civilização se comunica desta maneira, não quer dizer que outra possível civilização se valeria da mesma forma de comunicação. Mas o fato é que a premissa é bem razoável, por motivos técnicos que não vou explicar aqui.


Dr. Frank Drake e sua famosa equação


Bem, apesar de todos os esforços, até agora não recebemos nenhum telefonema dos colegas do espaço. Mas tem gente que ainda tem esperanças. Por exemplo, o próprio fundador do projeto, Dr. Frank Donald Drake. Ele é um astrônomo de astrofísico americano. Trabalhou no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, projetou, junto com Carl Sagan, a placa Pionner e supervisionou a criação do Disco de Ouro da Voyager. Além, é claro, de criar o Projeto S.E.T.I. Mas o que tornou ele realmente famoso na verdade foi algo mais simples: uma equação.
Sim, exatamente, uma equação. Mas não é uma equação qualquer. É a equação de Drake. E, apesar de sua simplicidade, ela se propõe a calcular algo grande: o número de civilizações alienígenas inteligentes na nossa galáxia. Na verdade, para ser mais preciso, ela estima o número civilizações na Via Láctea com as quais poderíamos ter chances de estabelecer contado. Ela foi proposta em 1961 pelo Dr. Drake. Pode parecer uma piada, mas é sério. Ou não...
Enfim, a equação é esta:
$$ N = R^{*} \times f_{p} \times n_{e} \times f_{l} \times f_{i} \times f_{c} \times L$$
Agora, explicando os termos:
$N = $ número de civilizações inteligentes na galáxia com as quais temos chances de estabelecer contato.
$R^{*} = $ taxa de formação de estrelas na galáxia.
$f_{p} = $ fração das estrelas com sistemas planetários.
$n_{e} = $ número médio de planetas com condições potencias para permitir vida.
$f_{l} = $ fração dos planetas onde realmente se desenvolve vida.
$f_{i} = $ fração dos planetas onde se desenvolve vida inteligente.
$f_{c} = $ fração dos planetas com civilizações inteligentes com tecnologia necessária para estabelecer comunicação.
$L = $ tempo esperado de vida de uma civilização inteligente.

Evidentemente, todos esses números são apenas estimativas, portanto a quantidade de civilizações extraterrestres também não passa de uma estimativa. As estimativas originais de Drake levavam a conclusão de que existem mais de 100 mil civilizações extraterrestres com as quais podemos manter contado. As estimativas mais modernas dizem que existem pelo menos 2 civilizações inteligentes. Esperamos que uma delas seja a nossa.
Há duas formas de encarar esses números. A primeira é aceitar que é quase certo que exista vida inteligente fora da Terra. A segunda é aceitar que tudo isso não passa de devaneio. O que certamente é verdade, é que o homem continuará sua busca por vida extraterrena. Afinal, esse é um dos grandes mistérios do Universo.

Uma busca que certamente tem mais futuro que isso é a busca por uma namorada. Por vários motivos. Primeiro, porque como disse o Dr. Emmett Brown no filme De Volta para o Futuro II, as mulheres são o segundo maior mistério do Universo. Segundo, já está provado cientificamente que mulheres existem de fato, e não são o produto de uma mente perturbada. Terceiro, as chances de encontrar uma namorada, embora pequenas, são bem maiores que encontrar vida inteligente fora da Terra – e isso também já foi provado matematicamente.

Peter Backus.


Quem fez os cálculos foi o matemático americano Peter Bakus. Ele ficou conhecido pelo seu ensaio “Why I don’t have a girlfriend: an application of the Drake equation to love in UK”. Sim, exatamente isso que você entendeu. O cara usou a equação de Drake para estimar o número de candidatas a namorada no Reino Unido. Você pode conferir o artigo aqui.
Bem, na verdade, ele não usou a equação de Drake propriamente dita. Ele apenas adaptou os parâmetros da equação para a nova situação. A equação passou a ser:

$$ G = R \times f_{w} \times f_{l} \times f_{i} \times f_{u} \times f_{a} \times L$$
Onde os parâmetros agora significam:
$G = $ número de potencial namoradas
$R = $ taxa de crescimento da população no Reino Unido.
$f_{w} = $ fração de mulheres no população total
$f_{l} = $ fração das mulheres que vivem em Londres.
$f_{i} = $ fração das mulheres com idade compatível.
$f_{u} = $ fração das mulheres em Londres com educação universitária.
$f_{a} = $ fração das mulheres com as características anteriores que ele possa achar atraentes.
$L = $ tempo que resta de vida a Backus para que ele consiga um encontro com a mulher perfeita.

Ele fez algumas estimativas, fez as contas e chegou a conclusão de que existem pouco mais de 10 mil mulheres no Reino Unido com potencial para ser sua namorada. Depois ele acrescentou outros critérios, tipo fração das mulheres solteiras e fração das mulheres que o achariam atraente para tornar a coisa mais realista. O resultado não foi tão animador assim: 26. Mesmo assim, só o fato de não ser zero já é alguma coisa.

Só pra não saírem por aí dizem que eu só postei foto de macho neste post. Melissa Rauch, atriz e comediante americana. Um possível namorada perfeita, rsrsrs


Eu ia fazer os meus próprios cálculos, com meus próprios critérios, mas fiquei com preguiça. Se alguma mulher ficou interessada, vou logo dizendo que estou num relacionamento sério. Com a Matemática, rsrsrs. Para quem tem namorada(o), feliz dia dos namorados (é amanha, mas vou desejar logo). E até a próxima.

4 comentários:

  1. "Esperamos que uma delas seja a nossa", mesmo que estejamos escrevendo artigos intitulados “Why I don’t have a girlfriend: an application of the Drake equation to love in UK”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois desse seu comentário, agora não está tão claro assim que uma delas é a nossa, rsrsrs

      Excluir
  2. Boa postagem, eu ri muito aqui. O valor caiu de 10 mil para 26, que é isso? O cara tem um critério alto, tem gente aí que agradeceria somente de alguma mulher dizer oi pra ele! Legal!

    ResponderExcluir