Pensamento da semana

"But we're never gonna survive, unless we get a little crazy"

Seal - Crazy
.

sábado, 7 de julho de 2012

Corinthians, Megaupload e o Higgs


Essa semana foi uma semana atípica e extraordinária, em vários sentidos. Primeiramente, por que eu finalmente entrei de férias. Isso pode soar um pouco estranho, mas considerando que as universidades federais estão em greve talvez faça sentido. O fato é que minhas aulas continuaram, mesmo com a UFC oficialmente em estado de greve. Isso não foi de tudo ruim, já que eu não vou precisar repor o semestre (eu espero). A parte chata é que as aulas se estenderam um pouco ao mês de Julho. Coisas da vida.
Outro fato bem atípico foi a conquista da Libertadores pelo Corinthians. Não sou corintiano, mas tinha que citar isso. Na verdade, tal notícia já está batida e por isso não vou encher o seu saco (nem o meu) com isso. Só quero dizer que isso tem um lado ruim, e é o fato que uma das melhores piadas do país não ter mais sentido. Mas isso também já é fato conhecido.
Outro fato que agitou a semana e deixou muita gente (inclusive eu) muito feliz é que o Megaupload está de volta. Com outro nome, mas vai voltar. Palavras do próprio fundador, Kim Dotcom. Não sabemos ainda quando, mas só o fato de sabermos que sim, já é motivo para comemoração. Muito maior que o fato do Corinthians ter ganhado a Libertadores.
Mas o fato mais extraordinário da semana e que deveria ser o maior motivo para festejo é outro. É ciência pura. Finalmente, depois de muita procura, parece que acharam o Bóson de Higgs. Digo parece porque não é certeza, mas é quase certeza, 99,99% para ser mais preciso. Segundo um ex-professor de física, havia rumores de que ele estaria escondido aqui em Caucaia, mas eram apenas rumores. O pessoal do Cern, na divisa da França com a Suíça encontrou o danado por lá.
São realmente três fatos que não acontecem todo dia, ainda mais na mesma semana. A explicação mais racional (e mais difundida no Facebook) para isso é que um físico corintiano viciado em séries reuniu as sete esferas do Dragão e fez os três pedidos.
Piadas (sem graça) à parte, tal descoberta científica é de extrema importância para os rumos da ciência. Se você não entende essa importância, bem não sou eu que vou explicar. Não por preguiça ou por sadismos, mas porque eu não tenho gabarito para isso. Não sou especialista nisso, sou matemático e meu caso amoroso com a Física não passa disso, sem um entendimento mais profundo da coisa. Algum dia, talvez, eu entenda e essa é uma das minhas metas para o futuro, quando eu estiver sem fazer nada. Outras duas são: encontrar uma nova piada para zoar com os corintianos e fazer muitos downloads.
Existem vários vídeos no YouTube que falam sobre o Higgs. Experimente esse, por exemplo:


Eu poderia escrever mais sobre o assunto. E de fato essa era a intenção quando comecei esse post. Mas hoje não estou muito inspirado, então deixa pra lá. Prometo (o que não necessariamente significa que vou cumprir) falar mais sobre o Higgs num futuro próximo. Até lá então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário